A Mercedes-Benz do Brasil estabeleceu uma nova parceria com a Raízen Power no Projeto Dunamis, voltado a produção de energia solar fotovoltaica. O fabricante de caminhões e ônibus adquiriu adquiriu participação na sociedade gestora da iniciativa de geração elétrica. Atualmente, o projeto está implantado em 600 hectares do município de Santana dos Matos, no Rio Grande do Norte. O conjunto totaliza quatro usinas solares com capacidade instalada de 11,54 MW.
- VEJA MAIS:
- Venda de ônibus cresce 4% no Brasil em 2024
- Mercedes-Benz testa VAN.EA, plataforma elétrica da próxima Sprinter
- Qual o impacto da Lei do Combustível do Futuro nos veículos pesados? Entenda
De acordo com a Mercedez-Benz, por meio da parceria com a Raízen Power, as fábricas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) utilizarão 100% de energia renovável. Portanto, a eletricidade chega as plantas por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), que recebe a energia solar do Projeto Dunamis e outras fontes energéticas.
“Ou seja, o perfil de consumo da Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais não mudam. A energia limpa na qual a empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, explica Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Publicidade
De acordo com o executivo, a nova fonte de energia renovável vai evitar que a divisão brasileira da fabricante emita cerca de 20 mil toneladas de CO2 por ano, “o equivalente ao abastecimento de 48 mil residências”, como destacou Puchert.
Daimler Truck comprometida com o Acordo de Paris
Ao adquirir energia de fontes renováveis para suas fábricas, a Daimler Truck, controladora da Mercedes-Benz, dá continuidade a sua estratégia de sustentabilidade.
“A Daimler Truck está totalmente comprometida com o Acordo de Paris e quer contribuir para a transformação e descarbonização do nosso setor. Essa parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a Raízen Power representa um passo muito importante nessa direção”, disse Puchert.
O objetivo da fabricante é alcançar a neutralidade de CO2 em suas fábricas pelo mundo até o fim da próxima década. Para isso, o grupo tem aumentado a utilização de energia limpa em suas instalações e também promove ações para reduzir emissões e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
“Avançar na parceria com a Mercedes-Benz nos permite, mais do que colaborar com a jornada de sustentabilidade da empresa, seguir avançando em projetos de energia solar que contribuem para o crescimento da geração renovável no país“, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.