O Mercedes-Benz eActros 600 se consolidou como uma das apostas mais fortes da marca para eletrificação do transporte rodoviário de cargas. Dessa forma, atualmente o caminhão já circula em mais de 15 países europeus, entre eles Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça. Com autonomia de até 500 km por carga e a possibilidade de superar 1.000 km por dia com recargas rápidas, o modelo atende diferentes operações. Ou seja, do transporte de longa distância até aplicações especiais.
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Assim, graças a essa estratégia, a Mercedes-Benz Trucks garantiu boa participação em vendas de caminhões pesados de emissão zero no segundo trimestre de 2025. Assim, colocando-se entre as fabricantes de maior destaque na eletrificação no velho continente.
Disputa direta com a Volvo
Todavia, apesar do avanço da Mercedes-Benz, a Volvo segue como a referência mais consolidada nesse mercado. Em 2024, a marca sueca vendeu 1.970 caminhões elétricos pesados, garantindo 47% de participação na Europa. Além disso, oferece uma linha mais ampla de modelos elétricos, incluindo no fora de estrada. O que dá maior flexibilidade para atender diferentes perfis de transportadores. Nesse sentido, a Mercedes-Benz já avalia o eArocs em operações off-road na Europa.
Seja como for, nesse cenário, a Mercedes-Benz aposta no eActros 600 como peça-chave para equilibrar a disputa. Empresas como Logistik Schmitt, na Alemanha, Simon Loos, na Holanda, e o grupo suíço Emmi já colocaram o caminhão em operação, aproveitando a eficiência energética e a robustez do modelo.
Reconhecimento internacional e avanços tecnológicos

O desempenho do eActros 600 chamou atenção logo nos primeiros testes em condições reais. Durante o Tour Europeu de Testes 2024, o caminhão percorreu 15.000 km em 22 países. Em seguida, no início de 2025, enfrentou o rigoroso inverno do Norte da Europa em uma rota de 6.500 km. Esses resultados levaram o modelo a conquistar o título de International Truck of the Year 2025, concedido por jornalistas especializados do setor.
Do ponto de vista técnico, o modelo utiliza três pacotes de baterias de 207 kWh, totalizando 621 kWh de capacidade instalada. A tecnologia LFP garante maior durabilidade e eficiência, mantendo acima de 80% da saúde da bateria mesmo após 10 anos de uso ou 1,2 milhão de km. O eixo elétrico com dois motores oferece 400 kW de potência contínua e até 600 kW de pico. Assim, garantindo desempenho robusto em operações de até 44 toneladas de PBTC.
Caminho para um transporte mais limpo
Com a disputa acirrada entre Mercedes-Benz e Volvo, o mercado europeu de caminhões elétricos pesados entra em uma nova fase. Enquanto a Volvo mantém vantagem com sua linha completa e ampla rede de clientes, a Mercedes-Benz aposta no eActros 600 para ganhar tração rapidamente e reforçar sua competitividade.
Assim, o avanço da eletrificação não apenas transforma o transporte rodoviário. Mas também coloca pressão sobre frotistas e governos para acelerar a transição energética. A corrida entre as gigantes mostra que a era do diesel começa a dar espaço para mobilidade elétrica de alto desempenho.