Notícias

Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que muda no pesado de entrada

O Novo Axor Euro 6 da Mercedes-Benz evoluiu em relação ao Axor Euro 5. Da motorização mais potente aos itens de segurança e conforto

Andrea Ramos

20 de ago, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que mudou no extrapesado de entrada
Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que mudou no extrapesado de entrada
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que mudou no extrapesado de entrada

No comparativo entre o novo Mercedes-Benz Axor e o modelo anterior, o primeiro destaque aparece na mecânica. O Axor 2544 (mais vendido da gama Euro 5) utilizava o motor OM 457, de 12 litros, que entregava até 439 cv e 224 mkgf de torque. Já o novo Axor 2545 Euro 6 chega com o OM 460, de 13 litros, mais moderno e eficiente. Com a mudança, a potência aumentou para até 449 cv e ainda garante até 50 Nm a mais de torque.

Essa evolução se traduz em respostas mais rápidas e maior capacidade de subida. Sobretudo, quando combinado ao câmbio Powershift 3 Advanced, que torna as trocas de marcha até 40% mais ágeis em relação ao Powershift 2 do Euro 5 .

VEJA MAIS:

Transmissão e eixos: robustez maior no modelo atual

Além disso, outro ponto importante no comparativo entre o Axor antigo e o atual está nos eixos. O Euro 5 vinha com eixo HL7. Enquanto o Euro 6 traz o HL7 R300P com opção de redução nos cubos, recurso exclusivo na categoria. Essa solução garante melhor desempenho em operações mais severas.

O eixo dianteiro também mudou: no Euro 6, ele utiliza rolamento compacto isento de manutenção. Assim, amplia a durabilidade e reduz custos e tempo de parada para manutenção. Além disso, a tomada de ar do motor passou da posição frontal (Euro 5) para a posição vertical atrás da cabine (Euro 6). O que proporciona admissão de ar mais limpo.


Mercedes-Benz Axor Euro 5 x Euro 6: o que mudou no extrapesado de entrada
Além da evolução técnica, o Novo Axor ganhou identidade visual mais moderna e próxima do Actros - Fotos: Mercedes-Benz

Design externo: mais durabilidade e eficiência

Na parte externa, o comparativo mostra clara evolução. O Axor 2544 utilizava lanternas traseiras halógenas, enquanto o Novo Axor 2545 adota lanternas em LED de série, garantindo mais segurança e maior durabilidade.

O chassi também mudou de LNE 50 no antecessor para LNE 60 no atual. Ou seja, mais leve e resistente. Outro avanço está na bateria, que passa de 175Ah para 230Ah de alta ciclagem. Coo resultado, segundo a Mercedes-Benz é o aumento da vida útil e melhor desempenho elétrico do caminhão.

Cabine com mais conforto e tecnologia

Comparando a cabine, o Novo Axor entrega um ambiente mais moderno. O painel agora tem display de 12,7 cm e a troca de marchas passou para a coluna de direção, substituindo a manopla lateral presente no modelo antigo. Isso gera mais ergonomia e segurança ao motorista.

O volante multifuncional, que antes era opcional, agora vem de série. O sistema de partida evoluiu da chave convencional para o botão start/stop com chave inteligente como ocorre no irmão mais premium Actros.


Além disso, o banco do motorista ganhou 11 opções de regulagem. Antes eram apenas quatro opções.

Segurança a bordo

A comparação entre os dois modelos evidencia a evolução em segurança. O Axor antigo contava apenas com ABS, ASR, Hill Holder e Cruise Control. Já o Novo agrega uma lista completa: EBS, EBD, ESS, ESC, por força de lei, chave inteligente e alarme de ré com luzes intermitentes.

Esses avanços colocam o novo modelo em um patamar muito mais alto de segurança. Reduzindo riscos e aumentando a proteção da carga e do motorista.

Novo Axor ganhou um salto de geração no comparativo

Ao analisar lado a lado, o comparativo entre o Axor antecessor e o Novo Axor mostra que não se trata apenas de uma atualização. A nova geração entrega mais potência, maior durabilidade, eficiência no consumo. Assim como conforto aprimorado e mais tecnologia em segurança.

Como resultado, o Novo Axor reforça o protagonismo da Mercedes-Benz no segmento de extrapesados. E se posiciona como um caminhão mais preparado para as demandas do transporte moderno.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião