O Mercedes-Benz Axor Autônomo é o vencedor do prêmio Truck Innovation Award Latin America 2025. Ou seja, premiação que faz parte da organização International Truck of The Year (IToY).
O Truck of the Year Latin America tem o objetivo de promover as inovações das engenharias latino-americanas. E para isso, conta como jurados, com jornalistas especializados do Brasil e demais países da América Latina. E o Estradão fez parte do júri nesta 1ª edição da versão latino-americana do prêmio.
VEJA MAIS
Mercedes-Benz leva caminhões elétricos eCanter e eActros 300 à Fenatran
VWCO apresenta Constellation movido a biometano e Meteor híbrido na Fenatran
Volvo leva série especial FH 30 anos à Fenatran
Publicidade
Seja como for, o caminhão Mercedes-Benz Axor Semiautônomo, desenvolvido a Grunner é um caminhão aplicado em ambientes confinados. Ou seja, fazendas, canavieiros e outras atividades do setor agrícola.
Atualmente, a marca conta com a maior frota de caminhões com a tecnologias de automação para o agronegócio em circulação no Brasil. Em outras palavras, são mais de 1.100 unidades circulando pelo Brasil.
Vantagens do Mercedes-Benz Axor Semiautônomo
Em parceria com a Grunner, a Mercedes-Benz desenvolveu caminhões semiautônomos, que têm sido diferenciais na colheita de cana-de-açúcar e outras atividades agrícolas. Afinal, esses veículos inteligentes são capazes de identificar e seguir rotas de forma autônoma, guiados por GPS de alta precisão, permitindo que o operador assuma o comando apenas após o carregamento. Dessa forma, garantindo maior eficiência e segurança na operação.
Com a tecnologia de automação, as vantagens do uso de caminhão são 50% de redução no consumo de combustível. Do mesmo modo, 40% menos uso de lubrificantes e 30% de redução dos custos com manutenção e peças quando comparado com um trator tradicional na mesma atividade.
Além disso, o caminhão pode voltar a ter o uso convencional. Assim, garantindo o maior valor de revenda.
Com 11 votos de 20 possíveis, o Mercedes-Axor com tecnologia Grunner venceu concorrentes de peso. Entre eles, Volvo VMX Projetar Stark, Scania P 280 Semiautônomo e Volkswagen Constellation Autônomo.