O Mercedes-Benz Axor 2038 4x2 traz o mesmo motor OM 460 da família Actros. Trata-se de uma atualização importante pois, segundo a marca, alia robustez e facilidade de manutenção. Como resultado, o cavalo-mecânico tem configuração próxima de seu limite técnico. Ou seja, com 40 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ficou um pouco abaixo do PBTC máximo, de 46 t, e com CMT de até 62 t. O Estradão avaliou a nova opção para saber do que ela é capaz.
VEJA MAIS:
- Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025
- Furgões elétricos: comparamos Ford eTransit, Iveco eDaily e Mercedes-Benz eSprinter
- Novo Axor 2545 6x2 tem assistente de tração que melhora o desempenho
Novo trem de força garante desempenho e robustez
Em resumo, o caminhão mostrou desenvoltura, alta performance e bom nível de conforto. De acordo com informações da empresa, o novo Mercedes-Benz 2038 dispõe de 380 cv de potência e 194 mkgf de torque. Ou seja, seu motor supera em 50 cv e 22 mkgf, respectivamente, o da versão anterior, Axor 2036, com motor OM 457 da norma Euro 5.
Colabora com o bom comportamento a transmissão automatizada Mercedes-Benz PowerShift G291 de 12 marchas. Segundo a fabricante, na terceira geração (Shift 3 Advanced) o sistema garante trocas de marcha mais rápidas e suaves. Para operações que exigem maior capacidade de tração, há como opcional a caixa G340 com redução nos cubos.

Impressões ao dirigir: suavidade, força e conforto
Atrás, o novo eixo R440 com tecnologia NFD (com magneto) ajuda a reter as impurezas do óleo. Assim, de acordo com a fabricante, isso amplia a durabilidade do componente, assim como o prazo para os intervalos de manutenção.
Ao volante, o Axor 2038 com 40 toneladas mostrou boas respostas mesmo em trechos urbanos com aclives moderados. Além disso, a boa calibração da transmissão automatizada se traduz em vigor nas retomadas e reduções de velocidade. Aliás as trocas de marcha são tão suaves que muitas vezes o motorista só perceberá as mudanças se acompanhar os avisos no painel digital do computador de bordo.
Algo que chama a atenção é o conforto de cabine por causa da suspensão pneumática frente ao antecessor, com amortecimento por meio de molas. Com resultado, o rodar é suave com o volante mais “à mão” do motorista. Ou seja, bem diferente da geração anterior, que sacolejava e gerava desconforto ao rodar sobre pavimento ruim.
O banco com apoio lateral “abraça” o motorista, garantindo conforto mesmo após longos períodos ao volante. A posição de dirigir agrada, com comandos bem posicionados. Nesse sentido, vale lembrar que são 11 opções de ajuste, incluindo de altura, profundidade e lombar.
Além disso, a nova alavanca de câmbio na coluna de direção, que substitui a antiga manopla ao lado do banco, libera espaço a bordo. No mesmo sentido, garante mais conforto e segurança, uma vez que não é preciso tirar a mão do volante para trocar de marcha.
A direção com sistema de assistência é leve e precisa. Por sua vez, as suspensões filtram bem as irregularidades do piso, mesmo quando o caminhão está perto da carga total. O resultado é um comportamento dinâmico sólido e previsível, ideal para o transporte rodoviário de alto desempenho.
Cabine evolui em ergonomia e tecnologia
Internamente, a cabine do novo Axor manteve as dimensões do modelo anterior, com túnel de 200 mm. Seja como for, há melhorias importantes. O destaque é o painel com tela de 12,7 polegadas que exibe dados em tempo real como consumo, marcha engatada e desempenho operacional.

Além disso, o caminhão traz partida por botão e sistema start&Stop herdado do Actros. O recurso desliga o motor automaticamente em paradas longas para reduzir o consumo e o religa ao pisar no acelerador. Da mesma forma, os comandos no volante multifuncionais permitem ao motorista operar rádio e navegar GPS com facilidade.
Um dos grandes aliados na direção é o sistema Eco Suporte, que analisa o estilo de condução e sugere em tempo real como extrair o melhor rendimento do caminhão. Como, por exemplo, "sugere" evitar frenagens excessivas, por exemplo. As informações são exibidas de forma clara na tela.
Segurança e tração em diferentes condições
O Axor 2038 4x2 tem bloqueio de diferencial, um recurso muito útil ao rodar em locais com baixa aderência, como cascalho, pista molhada e/ou com óleo. O sistema garante tração mais firme e reduz o risco de patinagem. Outro bom recurso é a possibilidade de desabilitar o controle de tração (ASR) no painel. Isso é útil sobre pisos soltos, em que a intervenção eletrônica pode limitar o desempenho.
Design robusto com toques modernos
No visual, o Mercedes-Benz Axor recebeu atualizações pontuais. Ou seja, o para-choque foi redesenhado e os faróis de milha foram reposicionados. Além disso, há iluminação full-LEDs entre os itens opcionais. A lateral agora vem com pintura da mesma cor da cabine. Antes, essa peça era de plástico preto.
A estrutura da cabine mantém a robustez, sendo feita, conforme a Mercedes-Benz, com o mesmo aço LN 60 utilizado no Actros. Como resultado, a marca informa que isso aumenta a resistência torcional do chassi. A tradicional “chineleira” continua vindo de série. De acordo com informações da empresa, o item caiu no gosto dos clientes, sobretudo dos motoristas autônomos.
Conclusão
O novo Mercedes-Benz Axor 2038 4x2 é uma boa opção para o segmento de transporte rodoviário pesado. Forte e confortável, o cavalo-mecânico facilita a operação e, como resultado, permite aumentar a produtividade. Avaliado com 40 toneladas, mostrou, o caminhão rodou, em média, 3,8 km/l de diesel.

Ficha técnica Mercedes-Benz Axor 2038 4x2
Categoria | Especificação |
---|---|
Motor | MB OM 460 LA, 6 cilindros em linha, 12,8 L |
Potência | 381 cv a 1.600 rpm |
Torque | 1.900 Nm a 1.100 rpm |
Transmissão | Automatizada PowerShift 3, 12 marchas |
Suspensão dianteira | Molas parabólicas com amortecedores telescópicos |
Suspensão traseira | Molas parabólicas com amortecedores telescópicos |
Pneus | 295/80 R22.5 |
Rodas | 8.25 x 22.5 |
PBT técnico | 20.100 kg |
Carga útil + carroceria | Até 12.594 kg |
CMT | 62.000 kg (com câmbio G 291) / 68.000 kg* (com câmbio G 340) |