O novo Mercedes-Benz Axor deve chegar ao Brasil. O lançamento oficial acontece ainda neste mês de julho, segundo divulgado pelo site Autos Segredos. Dessa forma, acredita-se que a novidade chega às concessionárias da marca ainda neste ano. Conforme apuração exclusiva do site, o nome Axor permanecerá. Mas o design passa a integrar a mesma linguagem visual dos atuais modelos da marca, como o Accelo e Atego.
VEJA MAIS:
- Caminhões elétricos: veja três modelos com até 600 km de autonomia
- Remanufatura pode ser tendência para reparo de veículos pesados no Brasil
- Veja os caminhões 4x2 para bitrem de 6 eixos disponíveis no Brasil
Configurações e versões disponíveis
Assim, o novo Axor chega nas configurações 4x2 e 6x2. Com nomenclaturas 2038S e 2538S com tração 4×2. Enquanto os 2045S e 2545S terão tração 6×2. A marca optou por não lançar, neste momento, versões 6x4, que seguem exclusivas das linhas Actros e Arocs.
Outro diferencial importante está no tipo de suspensão. Nas versões S, o caminhão utiliza suspensão metálica. Já na configuração LS, a marca aposta na suspensão pneumática, assim como já ocorre nos demais modelos pesados Actros.
Motores de até 449 cv e novos câmbios
Sob o capô, o novo Mercedes-Benz Axor 2026 deve oferecer duas opções do conhecido motor MB OM 460 LA, com 12,8 litros e seis cilindros em linha. A primeira variante entrega 381 cv de potência a 1.600 rpm e torque de 193,7 mkgf a 1.100 rpm.
A segunda opção, mais potente, oferece 449 cv a 1.600 rpm e torque de 224,2 kgfm a 1.100 rpm. Nesse caso, o motor será combinado com a caixa automatizada MB Powershift de 12 marchas e segunda geração. Ou seja, a mesma usada pelo Mercedes-Benz Actros. Com essas escolhas, a Mercedes-Benz amplia a competitividade do Axor em segmentos de transporte rodoviário pesado, sobretudo frente ao Volkswagen Constellation.
Visual inspirado no Actros
Em relação ao design, o novo Axor adota linhas que o aproximam do Actros europeu. A grade frontal exibe um formato em V, com frisos lisos e perfurados intercalados, enquanto os faróis circulares seguem o estilo do conjunto óptico do Arocs.
Vale lembrar que o Axor saiu de linha no início de 2023 com a chegada da nova geração de caminhões Euro 6. A decisão foi tomada devido aos altos custos para adaptar o modelo às novas normas de emissão de poluentes.