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Mercedes-Benz atualiza e amplia linha de caminhões militares

Com novidades nas gamas de caminhões militares, incluindo opções de motores e potências, Mercedes-Benz quer crescer no segmento

Redação

04 de fev, 2025 · 8 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz atualiza e amplia linha de caminhões militares
Zetros
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz atualiza e amplia linha de caminhões militares

A Mercedes-Benz atualizou e ampliou a oferta de sua linha de caminhões militares. Divisão voltada a veículos do segmento, a Mercedes-Benz Special Trucks uma gama completa de modelos voltados a operações no fora de estrada, como o Unimog e o Zetros. Conforme a marca alemã, todos os modelos podem receber implementações especiais conforme o tipo de aplicação.

O Zetros, por exemplo, agora está disponível com todas as variações de eixos. Ou seja, além da conhecida opção de tração 8x8, agora o modelo pode vir com sistemas 4x4 e 6x6. No mesmo sentido, há cabine simples e estendida, bem com rodado simples ou duplo.

Vale lembrar que toda essa série de soluções para o Zetros atende operações militares em regiões com infraestrutura limitada. Nesse sentido, a cabine fica atrás do eixo dianteiro. Conforme a Mercedes-Benz, isso reduz a alta da cabine e, como resultado, diminui a vibração.


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Zetros 3351 AS 6x6 

Dessa forma, a marca está apresentando o Zetros 3351 AS 6x6. O caminhão pode levar até três tripulantes, além de contar com espaço para o descanso. O foco do modelo é o transporte de equipamentos. O diferencial é o tanque de diesel de 780 litros, podendo rodar por regiões mais distantes.

O sistema de guincho duplo da HPC Maschinenbau equipa o Zetros. E alcança velocidade máxima de 80 km/h com uma carga útil líquida de 70 toneladas. Estabilizadores hidráulicos, elementos de amarração, espaço de armazenamento adicional no chassi e área de carga e o sistema de controle de pressão dos pneus tornam o caminhão adequado para rodar carregado em terrenos não pavimentados.

Esse modelo traz motor diesel de seis-cilindros em linha OM 460, com potência de 510 cv e torque máximo de 234 mkgf. A transmissão de 16 velocidades conta com conversor de torque automático Allison, com uma caixa de transferência de dois estágios. Completa a lista de componentes o bloqueio de diferencial.


Mercedes-Benz atualiza e amplia linha de caminhões militares
Zetros ganha mais versões configuradas 4x4 e 6x6, com variada capacidade - Fotos: Mercedes-Benz

Além disso, o veículo conta com amplos ângulos de ataque e de saída, bem como maior capacidade de saída em rampa. Assim, pode rodar por terrenos como areia, lama e cruzar rios. O Zetros na versão trator entrega peso bruto total combinado (PBTC) de até 120 toneladas.

Zetros 2036 A 4x4 

Outra novidade é o Zetros 2036 A 4x4 com motor Euro 3 de 360 cv. O chassi é equipado com uma transmissão Mercedes-Benz G 260-16 com embreagem de disco duplo. As dimensões compactas de 8,840 mm de comprimento, 2,550 mm de largura e 3.560 mm de altura e a distância entre os eixos comparativamente pequena de 5.100 mm tornam o caminhão bom de manobra.


Seja como for, o peso bruto permitido do veículo é de 16,5 toneladas. A cabine leva três tripulantes. Além disso, há espaço de armazenamento adicional. Essa versão foi concebida para transportar materiais e tropas. Por isso, conta com uma carroceria plataforma.

Modelos Mercedes-Benz Arocs

O Arocs está disponível com motores Euro 6, portanto, sendo mais eficiente. A gama de motores varia de 7,7 litros de 238 cv a 15,6 litros de 625 cv. Isso torna possível transportar cargas pesadas com pesos brutos combinados de até 250 toneladas.

Todavia, essa linha de caminhões militares também está disponível nas versões Euro 3 e Euro 5. Assim, atende regiões com requisitos de emissão mais baixos ou com qualidade de combustível inferior.


Seja como for, esse caminhão pode receber uma embreagem turbo retardadora como opcional. Assim, o componente permite uma direção mais suave, mesmo com altas cargas.

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Arocs também chega com novidades e variações de motores de 7,7 a 15,6 litros - Fotos: Mercedes-Benz

Para o motorista, isso significa mais conforto, sobretudo nas arrancadas e paradas. Com manobras mais leves. Porém, com torque de até 306 mkgf.


O Mercedes-Benz Arocs 4042 AS 6x6 é o destaque da gama. Disponível com motor de seis-cilindros em linha OM 460 com padrão de emissões Euro 3, desenvolve 421 cv. A transmissão Mercedes-Benz Powershift 3 é totalmente automatizada. 

Esse modelo tem 8.200 mm de comprimento, 2.500 mm de largura e 3.500 mm de altura. E a distância entre os eixos é de 4.200 mm. O veículo conta com PBT de 40 toneladas e CMT de 250 toneladas.

Esse modelo pode receber escotilha de teto. Traz luzes de blecaute que minimizam a visibilidade durante a condução noturna. Além disso, conta com sistema de controle de pressão dos pneus.


Chassi especial para carrocerias protegidas (FGA)

Outro modelo é o chassi FGA baseado em um Unimog para veículos blindados. O chassi conta com células protegidas e tem 14,8 toneladas de peso bruto.

O trem de força do chassi FGA é equipado com o motor diesel Euro 3 de seis-cilindros OM 926 LA, que oferece uma potência de 326 cv e é acoplado à transmissão automática Allison 3500 de seis marchas. O chassi contém interfaces mecânicas, elétricas, hidráulicas e pneumáticas que são adequadas para vários tipos de carrocerias.

Dessa forma, a Mercedes-Benz Special Trucks fornece o veículo e seus variados componentes para vários mercados por CKD. Assim, o chassi pode ser montado de forma independente em unidades de produção locais no País do cliente.


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