A Mercedes-Benz apresentou os novos caminhões pesados Actros e Arocs com motores atualizados. Com isso, as duas linhas estão em conformidade com as regras do Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões, equivalente ao Euro 6, passa a valer em janeiro de 2023. Além disso, as concessionárias não vão mais ter o Axor. Quem acompanha o Estradão ficou sabendo disso primeiro, há uns dois meses. De acordo com a marca, o custo para atualizar o modelo era inviável.
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Portanto, para preencher essa lacuna a Mercedes-Benz está lançando uma versão do Actros com cabine menor e acabamento mais simples. Além disso, um Arocs traçado vai substituir o Axor usado em operações off-road. Seja como for, a fábrica de São Bernardo continua fazendo o caminhão. Porém, para atender segmentos específicos - leia mais abaixo.
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Coma as atualizações, os preços subiram entre 15% e 20%. Por outro lado, o consumo de diesel baixou até 8%, conforme a fabricante. A apresentação das novas linhas Actros e Arocs vai ser na Fenatran. A feira, considerada como a maior do setor de transportes do América Latina, será de 7 a 11 de setembro, na capital paulista. A entrada é grátis, mas é preciso se cadastrar no site.
Axor semiautônomo
A partir de agora, a produção do Axor nacional visa atender mercados que ainda permitem a utilização de motores Euro 3 e 5. Além disso, a versão 3131 com tração 6x4 e 8x4 permanece em linha para atender a Grunner. A startup é parceira da Mercedes-Benz no País e desenvolve e instala sistemas semiautônomos de condução em caminhões.
Esses veículos atuam em operações confinadas, sobretudo na colheita de cana de açúcar. Segundo a empresa, nesse tipo de operação não é preciso atender as normas do Proconve P8. Até agora, foram vendidas 580 unidades do Axor semiautônomo. De acordo com a Grunner, outras 200 devem ser vendidas durante o ano de 2023.
Actros com cabine menor
Seja como for, a nova cabine do Actros, batizada de Space, está disponível nas opções 2045 4x2, 2548 6x2 e 2651 6x4. Segundo a Mercedes-Benz, todas vêm com o motor OM 460 LA. Assim, embora tenha sido atualizado, o seis-cilindros manteve a os números de potência e torque, bem como as três versões. Ou seja, são 449 cv e 224,5 mkgf, 479 cv e 235 mkgf e 495 cv e 245 mkgf.
Esse motor nas três configurações também está disponível para a cabine Top Space. Há ainda o motor OM 471 LA, de 530 cv e 265 mkgf, o mais forte da linha. Essa opção é oferecida para os Actros 2553 6x2 e 2653 6x4. Toda família de caminhões rodoviários da Mercedes-Benz pode receber o ABA 5
Segurança e espaço
Segundo o vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, o desafio será convencer o cliente sobre a importância desses sistemas para a segurança. E o retorno que que essas ferramentas podem trazer, inclusive relacionados ao TCO.
Todavia, nos Actros com cabine Top Space, o ABA 5 continua como item de série. Nessa cabine a suspensão é pneumática. E seu painel digital. A cabine Space tem 2.310 mm de altura, enquanto na Top Space são com 2.635 mm. Já a altura interna de ambas é de 2.500 mm.
Segunda geração do Mirror Cam
Na linha 2023, o Actros traz a Mirror Cam de segunda geração. A novidade acaba de ser lançada no IAA Transportation. O sistema, que traz câmeras no lugar dos espelhos convencionais, ganhou braços 10 cm mais curtos. Além disso, as imagens estão mais nítidas, de acordo com a Mercedes-Benz.
Outro destaque do Actros é a tela do quadro de instrumentos, agora com 12 polegadas. Além disso, agora o motorista pode personalizar o dispositivo de acordo com suas preferências. Por fora, a principal atualização foi feita no conjunto óptico.