Avaliação

Mercedes-Benz Atego 3030 8x2 é o caminhão mais vendido da linha

Graças à sua versatilidade em relação a cavalos-mecânicos, o Mercedes-Benz Atego 3030 8x2 vem conquistando clientes de vários tipos de negócios

Andrea Ramos

14 de set, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Avaliamos o Mercedes-Benz Atego 3030 8x2
Avaliamos o Mercedes-Benz Atego 3030 8x2
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Avaliamos o Mercedes-Benz Atego 3030 8x2

O Atego 3030 é o caminhão 8x2 mais vendido da Mercedes-Benz. Segundo a marca, dos 858 modelos com tração 8x2 entregues de janeiro a agosto de 2022, a versão teve 789 emplacamentos. Os demais 69 são do Atego 3026. Uma dos fatores que garantem esse sucesso é o motor OM 926 LA, de 7,2 litros e seis cilindros em linha, que gera 286 cv de potência a 2.200 rpm e 127 mkgf de torque de 1.100 e 1.200 rpm.

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Dirigimos o Mercedes-Benz desde a fábrica da marca, em São Bernardo do Campo, até Arujá, também na grande São Paulo. No trajeto total, de cerca de 150 km e feito pelo Rodoanel, o Atego 3030 8x2 fez média de 4 km por litro de diesel.


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Mercedes-Benz Atego é versátil

O caminhão plataforma é voltado a operações de transporte rodoviário de curtas a longas distâncias. Assim como atividades intermunicipais. Assim, pode receber implementos como baú, carroceria aberta e tanque. Portanto, permite transportar desde cargas gerais a produtos químicos e combustíveis, por exemplo.

O Atego 3030 8x2 tem preço sugerido a partir de R$ 595.629 e peso bruto total (PBT) de 29 toneladas. Mesmo assim, é uma uma boa opção, por ter maior capacidade de carga útil ante cavalos mecânicos com tração 4x2, por exemplo. Além disso, a Mercedes-Benz oferece o Atego 1730, com preço de R$ 449.304. Porém, nesse caso o (PBT) é de 17,1 t.

Avaliamos o Mercedes-Benz Atego 3030 8x2
Mercedes-Benz/Divulgação

Além disso, o modelo 8x2 circula com mais facilidade em cidades que os cavalos-mecânicos, segundo a empresa. Bem como pode ser guiado por motoristas com CNH da categoria D. Por sua vez, para dirigir um cavalo-mecânico o motorista precisa ter habilitação de categoria E. Assim, alega a marca, é mais fácil contratar profissionais que possam dirigir o modelo.

Da mesma forma, o Atego 3030 também atrai empresários do setor verdureiro, bem como autônomos e pequenos frotistas, que rodam das fazendas até entrepostos comerciais. E, com o avanço das operações ligadas ao comércio eletrônico, o caminhão plataforma vem conquistando também os atacadistas. Graças, sobretudo, à capacidade de carga útil, que varia de 21,5 a 22, 5, dependendo da distância entre os eixos.

Tecnicamente preparado

O caminhão conta com três versões de distância entre os eixos: 4.800 mm para caçamba. Além da versão com distância 5.400 mm, a mais usual e avaliada pelo Estradão. A distância de 6.300 mm destina-se a quem opera com romeu e julieta. Neste caso, o ganho de PBT é de 36 t.


O Atego 3030 semipesado é oferecido com o segundo eixo direcional instalado de fábrica. Ou seja, sendo totalmente sincronizado com o primeiro eixo dianteiro. Assim, esse sistema oferece melhor dirigibilidade e manobrabilidade ao veículo como também aumenta a vida útil dos pneus.

Outro ponto positivo é que, tanto o 2º eixo direcional assim como o 2º eixo duplo, podem ser suspensos quando o caminhão está vazio. O que ajuda a economizar no pedágio.

De acordo com a engenharia da Mercedes-Benz, mesmo o modelo ter 29 t, sua capacidade técnica ultrapassa as 30 t. Em outras palavras, trata-se de um caminhão dimensionado para suportar toda a sua carga útil.


Outra vantagem para ter boa capacidade de carga se deve a tara que varia entre 7.410 kg e 7.696 dependendo do entre os eixos. O que o torna um dos mais leves da categoria.

Por causa desses atributos, a Mercedes-Benz detém 46,6% de mercado com o Atego 3030 e o Atego 2630 ambos 8x2.

Avaliamos o Mercedes-Benz Atego 3030 8x2
Mercedes-Benz/Divulgação

Motor Mercedes-Benz

O Atego 3030 8x2 é equipado com motor produzido pela marca da estrela. O OM 926 LA, de 7,2 litros está montado em uma arquitetura de seis cilindros em linha. Esse motor desenvolve 286 cv de potência a 2.200 rpm. O torque de 127 mkgf funciona entre 1.100 e 1.200 rpm.

Conduzi o modelo com transmissão totalmente automatizada Mercedes G 211, chamada PowerShift de 12 marchas. Sistema que dispensa o pedal de embreagem. Fui recomendada pelo instrutor técnico da Mercedes-Benz, João Moita, a operar o caminhão em todo o tempo modo automático. Assim, poderia me concentrar mais no trânsito. Bem como obter boas notas de consumo. Afinal, a caixa elege a melhor marcha, conforme a velocidade, rotação e carga do veículo. Neste caso, o caminhão estava carregado com 27 t de PBT.

Nesse sentido, quando saímos com o caminhão da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, com destino à rodovia Anchieta, o Atego rapidamente saiu da 1ª para a 3ª marcha. Alcançando rapidamente 50 km/h a 1.200 rpm. Ou seja, com força para levar as 27 t de PBT.


Funcionalidades

Essa transmissão traz funcionalidades como o Hill Hold. Sistema que segura o caminhão por 3 segundos até que ele saia da inércia. Assim, sair de um aclive ou semáforos com o caminhão pesado não traz mais insegurança.

Outro item da caixa, e que ajuda a poupar combustível é o Eco Roll. Quando rodamos no Rodoanel, sentido Arujá, foi possível andar por metros utilizando o recurso. Isso porque quando o sistema identifica que não há demanda do acelerador, automaticamente desabilita a marcha. Ou seja, o caminhão começa a rodar no modo “banguela eletrônica”, aproveitando a inércia.

Para se ter uma ideia, a 80 km/h em 12ª marcha, a rotação é de 1.000 rpm, com o Eco Roll habilitado. Ou seja, no início da faixa verde de rotação.


Mas a Mercedes-Benz oferece a versão manual do câmbio. Produzido pela ZF, a caixa atende caçambeiros. Assim como operações fora de estrada como cana e madeira.

Conforto

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Mercedes-Benz/Divulgação

O caminhão plataforma oferece um bom nível de conforto. O painel remete ao do irmão maior Axor. Com a mesma curvatura, assim como computador de bordo similar. Portanto, tudo às mãos do condutor, que ainda conta com o volante multifuncional. Por ele é possível acessar o computador de bordo e funções do rádio com Bluetooth localizado na parte superior do lado do motorista.


A suspensão metálica traz estabilidade equilibrada ao veículo. Mas a Mercedes-Benz, via seu centro de modificação, pode entregar o modelo com suspensão pneumática como opcional.

Andamos na versão mais completa em termos de cabine e acabamento. Assim, a estação de trabalho estava equipada com beliche. O espaço, mesmo não sendo ocupado por um segundo condutor, graças a rede de proteção, serve como uma boa opção de porta-bagagem. Nesse sentido, há apenas um porta-bagageiro na parte superior do lado do passageiro. Ademais, nas portas há espaço para porta-objetos assim como na parte frontal do painel dividindo o espaço com o porta-copos.

Veredicto

O Atego 3030 8x2 com um conjunto técnico digno de um caminhão trator rodoviário. E com a vantagem de, graças ao segundo eixo direcional, levar quase a mesma mercadoria de um cavalo mecânico. Por causa dessa pluralidade, o modelo está fazendo tanto sucesso entre autônomos, frotistas e embarcadores.


Ficha técnica Atego 3030 8x2

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