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Mercedes-Benz Arocs estreia com plataforma guincho no Rodoanel

Empresa que opera na locação de guincho adquire o Mercedes-Benz Arocs para autosocorro de caminhão no Rodoanel, em São Paulo

Andrea Ramos

30 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz Arocs estreia na rodovia
Mercedes-Benz Arocs AROCS
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz Arocs estreia na rodovia

O caminhão pesado Mercedes-Benz Arocs faz sua estreia na operação rodoviária. O modelo vai trabalhar no autosocorro de caminhões no Rodoanel Governador Mário Covas, rodovia administrada pela SP Mar.

Seja como for, o Arocs inicialmente foi desenvolvido como um caminhão fora de estrada. Assim, serve às operações mais pesadas, como a mineração. Contudo, com o fim da linha de caminhões Axor, por causa da chegada da Euro 6, a Mercedes-Benz lançou o Arocs 6x4 para atuar em atividades de uso misto, como madeiras, por exemplo.

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Porém, agora, o modelo se mostra versátil e faz sua primeira estreia na atividade rodoviária. Para isso, o Arocs tecnicamente é o mesmo veículo 6x4 visto no fora-de-estrada. Mas, na operação do Rodoanel, o caminhão atua com uma relação de transmissão do eixo traseiro mais longa de 5,33:1. Dessa forma, consegue rodar a uma velocidade de até 90 km/h.

Mercedes-Benz Arocs estreia na rodovia
Graças à relação de eixo traseiro mais alongada, o caminhão consegue rodar mais desenvolto na rodovia (Mercedes-Benz/Divulgação)

Mercedes-Benz Arocs 3351

Nesse sentido, o modelo em uso é o Arocs 3351 6x4 com redutor nos cubos de roda. O caminhão traçado tem motor MB OM 460 de 12,8 litros e seis-cilindros em linha BlueTec 6. Ou seja, atende às normas Euro 6 de emissões de poluentes.


O motor desenvolve potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 244,7 mkgf a 1.100 rpm. E trabalha em combinação com a transmissão G 340 automatizada de 12 velocidades, que é chamada de Powershift.

Conforme o empresário Flávio Dores, dono da AGL Locadora, são dois caminhões Arocs que a empresa está alugando para a SP Mar. E a escolha pelo veículo se deve à maior capacidade máxima de tração (CMT), que é de 150 t. Ou seja, trabalha com folga. Uma vez que o caminhão mais pesado que o Arocs vai tracionar na rodovia é o rodotrem de 74 t.

Mercedes-Benz Arocs estreia na rodovia
A plataforma guincho é uma das mais modernas do mercado e seu sistema age em minutos; Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Além disso, o veículo é locado com plataforma guincho com sistema capaz de guinchar um veículo de carga em minutos. Não por acaso, o equipamento custa cerca de R$ 1 milhão. O Arocs, por sua vez, custa R$ 1,13 milhão, segundo a Fipe.

Seja como for, para 2024, Dores espera adquirir entre cinco e 10 unidades do novo modelo. Segundo o empresário, há mercado para expandir com esse tipo de equipamento no País.

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