O caminhão pesado Mercedes-Benz Arocs faz sua estreia na operação rodoviária. O modelo vai trabalhar no autosocorro de caminhões no Rodoanel Governador Mário Covas, rodovia administrada pela SP Mar.
Seja como for, o Arocs inicialmente foi desenvolvido como um caminhão fora de estrada. Assim, serve às operações mais pesadas, como a mineração. Contudo, com o fim da linha de caminhões Axor, por causa da chegada da Euro 6, a Mercedes-Benz lançou o Arocs 6x4 para atuar em atividades de uso misto, como madeiras, por exemplo.
LEIA MAIS
Caminhões leves: Mercedes-Benz Accelo e VW Delivery lideram; veja o ranking
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos
Caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico faz estreia mundial
Publicidade
Porém, agora, o modelo se mostra versátil e faz sua primeira estreia na atividade rodoviária. Para isso, o Arocs tecnicamente é o mesmo veículo 6x4 visto no fora-de-estrada. Mas, na operação do Rodoanel, o caminhão atua com uma relação de transmissão do eixo traseiro mais longa de 5,33:1. Dessa forma, consegue rodar a uma velocidade de até 90 km/h.
Mercedes-Benz Arocs 3351
Nesse sentido, o modelo em uso é o Arocs 3351 6x4 com redutor nos cubos de roda. O caminhão traçado tem motor MB OM 460 de 12,8 litros e seis-cilindros em linha BlueTec 6. Ou seja, atende às normas Euro 6 de emissões de poluentes.
O motor desenvolve potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 244,7 mkgf a 1.100 rpm. E trabalha em combinação com a transmissão G 340 automatizada de 12 velocidades, que é chamada de Powershift.
Conforme o empresário Flávio Dores, dono da AGL Locadora, são dois caminhões Arocs que a empresa está alugando para a SP Mar. E a escolha pelo veículo se deve à maior capacidade máxima de tração (CMT), que é de 150 t. Ou seja, trabalha com folga. Uma vez que o caminhão mais pesado que o Arocs vai tracionar na rodovia é o rodotrem de 74 t.
Além disso, o veículo é locado com plataforma guincho com sistema capaz de guinchar um veículo de carga em minutos. Não por acaso, o equipamento custa cerca de R$ 1 milhão. O Arocs, por sua vez, custa R$ 1,13 milhão, segundo a Fipe.
Seja como for, para 2024, Dores espera adquirir entre cinco e 10 unidades do novo modelo. Segundo o empresário, há mercado para expandir com esse tipo de equipamento no País.