Notícias

Mercedes-Benz apresenta primeiro caminhão betoneira 10x4 do Brasil

Protótipo inédito do caminhão betoneira 10x4 baseado no Mercedes-Benz Atego foi exibido no Concrete Show

23 de ago, 2025 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

caminhão betoneira 10x4, Atego, Mercedes-Benz,
Protótipo com cinco eixos é baseado no Atego 3330 8x4
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz apresentou o primeiro caminhão betoneira 10x4 do Brasil, um protótipo do modelo Atego 3330 desenvolvido em parceria com a Hiero e a Liebherr. O veículo recebeu um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único no País, e tem capacidade para transportar até 10 metros cúbicos de concreto.

A Liebherr exibiu a novidade em seu estande durante o Concrete Show 2025, realizado neste mês, em São Paulo. Após a apresentação, a Mercedes-Benz enviou o caminhão para testes operacionais com a Engemix, empresa do setor de concreto.

De acordo com a Mercedes-Benz, o modelo na configuração 10x4 é mais eficiente nas operações. “A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto, por exemplo, resulta em mais produtividade, e consequentemente maior rentabilidade”, afirmou Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da empresa.

No Brasil, a capacidade típica de um caminhão betoneira padrão gira em torno de 7 m³ a 8 m³ de concreto.

Primeiro caminhão betoneira 10x4 do Brasil

O protótipo tem como base o Atego 3330 8x4, modelo já disponível na linha da Mercedes-Benz. A transformação em 10x4 ocorreu com a inclusão de um 5º eixo rodado duplo esterçável, produzido pela Hiero, fabricante de implementos rodoviários.


caminhão betoneira 10x4, Atego, Mercedes-Benz,
O 5º eixo do caminhão é esterçável - Mercedes-Benz/Divulgação

De acordo com a montadora, cerca de 90% das peças desse eixo são de fabricação própria, enquanto os demais componentes foram desenvolvidos pela implementadora. Já Liebherr, multinacional alemã do setor de construção, forneceu o tambor da betoneira.

A marca destaca que, novo eixo contribui para melhorar a manobrabilidade e a dirigibilidade do caminhão em pisos irregulares e espaços reduzidos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião