A Mercedes-Benz revelou alguns indícios de como será a preóxima geração da Sprinter por meio da escultura “THE BOuLDER”. Ou seja, uma obra de arte que, segundo a marca, combina arte e engenharia em uma estrutura de aparência "pétrea". A apresentação fez parte das comemorações dos 130 anos de história da empresa na área de transporte. Assim, foram expostos, lado a lado, a nova eSprinter elétrica e o Benz Combination Delivery Vehicle, de 1899. Segundo a marca, trata-se de seu furgão mais antigo ainda em circulação.
- VEJA MAIS:
- Nova geração da Scania pode estar perto de ser revelada
- Volvo FH 2026 ganha I-Torque, mais força nas subidas e 3% de economia
- DAF XF ganha personalização em homenagem ao fundador de transportadora
O início de uma história que criou o conceito de van
A trajetória da Mercedes-Benz Vans começou em 1896, quando Carl Benz lançou veículos motorizados de transporte de carga. Na época, ele criou dois modelos. Ou seja, o Benz Delivery Van, baseado no Benz Victoria, e o Benz Combination Delivery Vehicle, derivado do Benz Velociped. Este se destacava pela carroceria removível, que permitia transformá-lo em um automóvel de dois lugares em poucos minutos. Em outras palavras, era um conceito visionário de versatilidade e multifuncionalidade.
Ambos os modelos eram equipados com motores monocilíndricos de quatro tempos, com potências entre 2,75 e 6 cv, e atingiam até 20 km/h totalmente carregados. Assim, surgia um novo segmento automotivo. O primeiro exemplar foi entregue à loja parisiense Du Bon Marché, em dezembro de 1896, marcando o nascimento do transporte comercial motorizado.
Hoje, o Benz Combination Delivery Vehicle de 1899 restaurado faz parte da coleção Mercedes-Benz Classic. Produzido sob licença no Reino Unido, era conhecido como Ideal Van e podia transportar até 250 kg, com motor de 3,5 cv.

30 anos de Sprinter: a van que mantém o mundo em movimento
Seja como for, cem anos depois da invenção do furgão, a Mercedes-Benz novamente revolucionou o transporte com o lançamento da Sprinter, em 1995. O modelo criou uma nova categoria entre automóveis e caminhões, reunindo capacidade, conforto e dirigibilidade de carro de passeio.
Desde então, mais de cinco milhões de unidades foram produzidas em diferentes versões. A Sprinter está presente em diversos segmentos, do transporte de pacientes à entrega urbana, passando por turismo e motorhomes. No entanto, a nova geração promete ir além, com arquitetura modular e inteligência embarcada.
Sprinter do futuro é mais eficiente, conectada e personalizável
Todavia, a próxima geração da Sprinter será construída sobre uma nova plataforma global, base para todas as vans médias e grandes da marca. Essa arquitetura permite distinguir claramente versões voltadas ao uso privado, como as luxuosas VLE e VLS, bem como as voltadas ao transporte comercial.
A partir de 2026, chegam à Europa os modelos 100% elétricos baseados na Van Electric Architecture (VAN.EA), seguidos pelas versões comerciais. Todavia, a Mercedes-Benz vai continuar oferecendo opções a combustão modernas, com a Van Combustion Architecture (VAN.CA).
As novas vans chegam totalmente configuráveis, com diferentes comprimentos, distâncias entre os eixos e capacidades. Além disso, podem ser adaptadas para usos específicos, como ambulâncias, oficinas móveis, veículos frigoríficos, plataformas de construção e motorhomes.
MB.OS: inteligência e conectividade para o transporte do futuro
Mais do que um novo design, a futura Sprinter introduz um salto tecnológico. Nesse sentido, o sistema operacional Mercedes-Benz Operating System (MB.OS) torna as vans mais digitais e inteligentes do que nunca.
A arquitetura chip-to-cloud permite controlar todos os sensores e atuadores do veículo, do infotainment à recarga elétrica. Além disso, recursos como o Van Uptime Monitor e o Large Vehicle Navigation otimizam a operação e a manutenção das frotas.
Graças ao MB.OS e à nuvem inteligente da Mercedes-Benz, as vans poderão receber atualizações remotas (over-the-air), mantendo-se atualizadas por anos. Como um smartphone que ganha novos aplicativos.
Ademais, o sistema também oferece integração com aplicativos de terceiros. Dessa forma, permitindo que frotistas utilizem ferramentas próprias de gestão diretamente na central multimídia, sem perder a interface premium da marca.