A Mercedes-Benz Trucks vai expandir sua linha de caminhões elétricos a bateria com novas variantes do eActros 600, modelo projetado para o transporte pesado de longa distância. De acordo com a montadora, a iniciativa faz parte da estratégia para acelerar a descarbonização do setor e atender a diferentes aplicações logísticas, com foco em autonomia, eficiência e versatilidade.
- VEJA MAIS:
- Volvo inicia produção de ônibus elétrico biarticulado em Curitiba
- Correios iniciam testes com vans elétricas fabricadas no Brasil
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Desde o lançamento do eActros 600, em 2024, a Mercedes-Benz adotou uma abordagem modular, permitindo que diferentes versões compartilhem os mesmos elementos essenciais. Agora, a empresa pretende oferecer tratores semirreboque, chassis com novas distâncias entre eixos, opções com dois conjuntos de baterias e cabines longas alternativas, baseadas no design do Actros. Conforme anunciado pelo fabricante, as novas variantes estarão disponíveis para encomenda no último trimestre deste ano. A produção dos modelos será iniciado nos próximos meses na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha.
Mercedes-Benz aposta em modularidade
Com a nova geração do eActros, a Mercedes-Benz incorporou soluções inéditas em seu portfólio de caminhões elétricos. Entre os destaques estão o eixo de tração elétrica desenvolvido internamente, a tensão de bordo de 800 volts e o uso de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Além disso, o caminhão conta com o Multimedia Cockpit Interactive 2 e sistemas de assistência à condução.

Essas características definem o padrão tecnológico do eActros 600, que passará a ser a base para os futuros modelos elétricos da marca. De acordo com Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, a proposta da ampliação é oferecer aos clientes “o melhor do sistema modular” e apoiá-los na transição para o transporte elétrico de forma econômica.
eActros 300/400 será descontinuada até o fim de 2025
Com a chegada das novas versões, a Mercedes-Benz encerrará a produção do eActros 300/400 até o final de 2025. Esses modelos marcaram a estreia da marca no segmento de caminhões elétricos, em 2021.

Além disso, a fabricante também prepara o lançamento de um novo modelo elétrico. A partir de 2026, a marca colocará em circulação uma pequena série do eArocs 400, voltado ao transporte na construção urbana. Apresentado na feira Bauma 2025, o modelo usará o mesmo conjunto mecânico do eActros 600.