Com a chegada da eSprinter ao Brasil, a Mercedes-Benz Vans está pronta para disputar o mercado de utilitários urbanos. Afinal, com a nova linha, a fabricante amplia o leque de opções para o mercado com versões diesel e elétrica.
Todavia, as novidades não vão parar por aí. Segundo a gerente de produto Mercedes-Benz Vans, Aline Rapassi, ainda no primeiro semestre de 2025 a marca vai trazer uma nova versão da eSprinter chassi cabine, com capacidade de 3,5 toneladas
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Nesse sentido, vale lembrar que em dezembro a Mercedes-Benz lançou a família eSprinter no Brasil, com opções de furgões, vans e a versão chassi-cabine de 4,2 t de Peso Bruto Total (PBT). Essa configuração é conhecida como eSprinter Truck.
Seja como for, com a novidade de 3,5 t, a Mercedes-Benz ampliará ainda mais as opções ao operador. Mesmo porque, veículos com essa capacidade e rodado simples podem ser conduzido por motoristas com CNH de categoria "B".
Mercedes-Benz estuda nova versão da Vito no Brasil
Com o crescimento das operações de transporte no setor de comércio eletrônico, o mercado mudou, de acordo com Rapassi. Assim, ela informa que a marca estuda lançar um utilitário no Brasil com porte menor que a linha Sprinter.
Em 2015, a Mercedes-Benz passou a vender no Brasil o Vito, um furgão com capacidade de carga de 1.225 kg e 6 m³ de volume. Porém, naquele momento o preço era considerado caro. Com isso, as vendas não decolaram o o produto acabou saindo de cena.
Segundo a executiva, atualmente o cenário é outro. De acordo com ela, em 2024 as vendas do segmento de vans leves cresceram 19% em relação aos resultados de 2023. Ou seja, em porcentagem, a alta foi maior até cresce do que a de caminhões pesados.
De acordo com Rapassi, esse, esse avanço tem a ver com importantes mudanças de comportamento do consumidor. "Ele não sai muito mais de casa para comprar. E quando sai, opta por ir à locais mais próximos de sua casa ou trabalho. Por isso, houve aumento da demanda por veículos menores”, diz.
Seja como for, a gerente da Mercedes-Benz garante que o novo produto não vai chegar em 2025. De acordo com ela, no momento empresa está estudando o mercado. Assim, visa entender qual modelo faria mais sentido para o Brasil. Vale dizer que a novidade deverá ser importada da Europa.
Mercedes-Benz começa certificar transformadores para vans elétricas
Conforme Rapassi, em 2025 o objetivo é dar início ao desenvolvimento de implementadores de furgões e vans elétricas. Ela afirma que a fabricante já está em negociações com algumas empresas do ramo. De acordo com ela, há demanda para a eSprinter sobretudo na configuração ambulância.
“A maioria das transformações é feita em furgões. E, no caso dos modelos com motor a diesel, a empresa de transformação já sabe onde pode fazer furações, corte partes e fixar equipamentos. No entanto, nos modelos elétricos tudo é novo. Por isso, agora o objetivo é desenvolver parceiros para as vans elétricas”.