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Mercedes-Benz amplia centro de customização para modificar caminhões e ônibus elétricos

O centro de customização da Mercedes-Benz que já transformou 15 mil veículos agora passa a contar com espaço próprio para caminhões e ônibus elétricos

Redação

20 de mar, 2025 · 7 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz amplia centro de customização e abrange caminhões elétricos
MB customização de caminhões e ônibus
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz amplia centro de customização e abrange caminhões elétricos

Mercedes-Benz do Brasil ampliou o Centro de Customização (CTC) localizado na sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Assim, a partir de agora, o espaço passa a receber caminhões e ônibus elétricos. Nesse sentido, vale ressaltar que o CTC existe há nove anos. No período, realizou a transformação de 15 mil veículos, entre caminhões e ônibus. Bem como versões para o mercado internacional.

Conforme a marca da estrela, com a ampliação da área, a expectativa é manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o exterior. Seja como for, 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Sendo setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas os que mais puxam a vendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.

“Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva. Dessa forma, vamos reduzir o tempo da operação e, consequentemente, atender mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma a vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, Erica Daumichen.

Atendimento aos mercados interno e externo

Conforme Daumiche do total dos 15 mil caminhões customizados no CTC, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 exportados. Sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.

O modelo de negócio adotado pela Mercedes-Benz envolve a participação de várias áreas, como marketing, engenharia, produção, vendas e serviços, entre outros. Com base na sinergia das equipes, o CTC da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, conforme as necessidades específicas das operações de transporte.


Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações. Com garantia, assistência técnica da concessionária da marca e já financiado.

Diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado. E algumas até se transformam em itens de série. Nesse sentido, por exemplo, o Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para aplicações fora de estrada. 

Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Todavia, tamanha a aceitação do cliente com relação ao Pacote Robustez, hoje o CTC também pode montá-lo em outras famílias de caminhões.

Mercedes-Benz amplia centro de customização e abrange caminhões elétricos
CTC da Mercedes-Benz ganha área dedicada às alterações de veículos elétricos - Fotos: Mercedes-Benz

CTC oferece um portfólio variado e com potencial de novas soluções

Modelos de veículos da marca já conhecidos no mercado são configurados por meio do CTC, como o Actros Evolution Estrela Delas. Nesse sentido, as novidades incluem vaso sanitário na cabine, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança. Assim como gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais.


Há ainda o Arocs 4051 8x4 madeireiro. O sucessor do Axor, o modelo por meio do CTC sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8x4. Podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.

Ademais, o Atego 1719 Full Air traz a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse caminhão ideal para o transporte de cargas mais sensíveis.

Outro modelo é o Arocs 8x4 para mineração, que se destaca pela caixa de proteção da chave geral com fechadura. Indicador de torque das porcas das rodas, Giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento e limpador de para-brisa na posição vertical. Assim como proteção da tampa do tanque de combustível e do Arla 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.

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