Tecnologia

Mercedes-Benz Actros convertido com motor a hidrogênio chegará à Europa em 2026

Modelo com motor a hidrogênio projetado pela Keyou é baseado no caminhão pesado Mercedes-Benz Actros

Thiago Vinholes

08 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

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caminhão a hidrogênio, Keyou
Caminhão a hidrogênio da Kenyou é baseado do Actros da Mercedes-Benz
Crédito:Keyou/Divulgação

Especialista em motores de combustão a hidrogênio para caminhões, a Keyou, da Alemanha, está convertendo um Mercedes-Benz Actros para adotar a tecnologia. Esta será a primeira investida da companhia no segmento de veículos pesados, com até 40 toneladas. Atualmente, a empresa desenvolve um caminhão semipesado, também baseado no Actros, além de um ônibus urbano e veículos de serviço, todos com sistemas de motorização alternativos.

De acordo com a Keyou, o Actros convertido mantém o mesmo motor de 12,8 litros da Mercedes-Benz, mas modificado para queimar hidrogênio em vez de diesel. Com essa modificação, o propulsor atinge uma potência de 470 cv, enquanto a versão original supera os 500 cv. Além disso, a empresa informa que o caminhão contará com dois tanques de 350 bar para armazenar o gás, garantindo uma autonomia de 650 quilômetros.

Thomas Korn, CEO da Keyou, justificou a escolha de utilizar tanques de 350 bar no caminhão a hidrogênio, quando existem opções de 700 bar. "Primeiramente, a tecnologia (dos tanques de 350 bar) é simplesmente mais barata do que tanques de 700 bar devido à sua menor complexidade. Em segundo lugar, o desenvolvimento muito mais avançado da infraestrutura de 350 bar no setor de veículos comerciais também desempenhou um papel importante em nossa decisão."


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caminhão a hidrogênio, Keyou
Motor do caminhão da Keyou é adaptado para queimar hidrogênio em vez de diesel - Keyou/Divulgação

Caminhão a hidrogênio por assinatura

Segundo a Keyou, os clientes já podem encomendar o caminhão pesado a hidrogênio. No entanto, a empresa ainda não informou o valor do veículo. Pedro Bravo, CSO da Keyou, afirmou que operadores poderão alugar o modelo a preços acessíveis, começando em € 0,58 (aproximadamente R$ 3,68) por quilômetro. “Oferecemos aos nossos clientes não apenas nosso caminhão a hidrogênio, mas também nosso pacote abrangente de serviço e manutenção e seguro", acrescentou.

Ainda de acordo com Bravo, o caminhão a hidrogênio da Keyou terá uma vantagem econômica em relação aos modelos a diesel, especialmente no Custo Total de Propriedade (TCO). Embora os custos básicos de veículo, manutenção e serviço sejam equivalentes em ambas as tecnologias, a diferença nos valores de pedágio se destaca. Enquanto os caminhões a diesel adicionam cerca de € 0,35 por quilômetro em pedágios, os caminhões a hidrogênio pagarão apenas € 0,05 por quilômetro, graças a políticas de incentivo para veículos de baixa emissão em vigor na Europa. O lançamento do modelo está programado para o início de 2026.


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