O Estradão foi convidado pela Mercedes-Benz do Brasil a conferir como é passar uma noite no Actros Evolution. A nova geração do caminhão pesado da marca da estrela agora ganhou o sobrenome Evolution para destacar os aprimoramentos que o veículo recebeu. Assim tornando o modelo até 33% mais disponível frente a geração anterior.
Do mesmo modo como a geração passada, o Actros Evolution está presente em todas as versões de tração e potência. Ou seja, 4x2, 6x2 e 6x4, nas opções de motores 450 cv, 480 cv e 510 cv com o OM-460 e o 530 cv com motor OM-471. Este, o motor mais jovem produzido e desenvolvido em parceria com a Detroit Diesel, empresa do Grupo Daimler.
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Seja como for, com relação ao acabamento, a Mercedes-Benz entrega uma variedade de opções para atender o bolso e a necessidade do cliente. A mais básica foi a versão avaliada pela nossa reportagem com motor de 530 cv de potência. Ou seja, o Actros 2553 6x2.
Lembrando que já dormimos a bordo da cabine premium da marca, a do Actros Voz Delas. Um protótipo equipado com banheiro, fogão e camarim. E que na Fenatran de 2024 foi lançado ao mercado na opção com banheiro.
Principais diferenças entre o Actros com cabine básica e topo de linha
Assim, na mais recente experiência, passamos a noite no caminhão com teto alto, painel e ar-condicionado analógicos e rádio convencional. Porém, é possível ter um pouco de modernidade a bordo, graças ao sistema Start Stop, que substitui a chave de ignição pelo botão que permite ligar o veículo apenas com chave de presença. Há também o freio estacionário eletrônico, volante multifuncional, trio elétrico e climatizador.
No quesito segurança, o Actros 2553 trucado ainda conta com radar na parte frontal. Por meio dele o motorista conta com o ABA 5 (freio de emergência), bem como sensor de chuva e de faixa de rodagem. Essa versão de cabine representa quase 70% das vendas de Actros.
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Para efeito de comparação, as versões mais premium contam com painel do computador de bordo e multimídia digitais. Além disso, há entrada USB-C e sistema de carregamento de celular por indução.
Nessa versão mais completa o ar-condicionado é digital e está associado a esse pacote. Dessa forma, o motorista conta com o benefício do ar noturno. Ou seja, é possível manter o ar ligado de duas até oito horas. Porém, quando o veículo “entende” que o ar está sobrecarregando a bateria, desliga de forma autônoma o ar-condicionado.
Todavia, o motorista pode contar com o climatizador. O componente é de série em todas as versões de cabine.
O famoso mirror cam (câmera digital no lugar dos retrovisores comuns) é opcional apenas para a cabine do Actros com painel digital. E custa R$ 15 mil.
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O conforto da cabine básica é parecido com a Premium
Seja como for, passamos a noite no caminhão dentro do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI). Ou seja, pista de testes da Mercedes-Benz em parceria com a Bosh.
Além do Estradão, mais 11 jornalistas foram convidados para a experiência. Assim, puderam dormir em diversas opções de cabine.
Dessa forma, em relação aos caminhões dos demais colegas, sobretudo os que pernoitaram no habitáculo mais completo, o Actros 2553 básico não deixa nada a desejar. Afinal, assim como os irmãos topo de linha, o modelo conta com geladeira de 25 litros debaixo da cama e um colchão de 2,20 m de comprimento por 80 cm de largura.
Destaque para a espuma de alta densidade. O que torna o colchão tão confortável para a coluna, que é possível dispensar o travesseiro e dormir com bastante conforto.
Outro acessório bem discreto, mas eficiente é o varal de teto que divide a estação de trabalho a de descanso. Produzido com material que remete ao aço escovado, o acessório é eficaz, pois é possível pendurar a roupa e a toalha. E manter a cabine organizada na hora do descanso.
Outros recursos são o sistema de iluminação de descanso, luzes noturnas, cortina e controle remoto para o climatizador. Mas na área de descanso próximo da cama, o condutor pode controlar o rádio, as luzes da cabine, bem como o climatizador.
Como o caminhão não tem ar-condicionado noturno, o climatizador foi o recurso utilizado. Porém, o modelo não é silencioso. E faz barulho na passagem de água para o aparelho. Mas a Mercedes-Benz, mesmo não sendo a fabricante do sistema, poderia melhorar junto com o fornecedor. Porque para quem tem um sono leve, esse ruído durante toda a noite pode comprometer a qualidade do descanso.