Os novos Mercedes-Benz Accelo chegam renovados, com maior capacidade de carga e novas nomenclaturas. Segundo a fabricante, o aumento da capacidade de carga ocorre nas faixas de 9 toneladas, 11 t e 14 t de peso bruto total (PBT). Com isso, o aumento foi de até 1,2 tonelada e, a partir de agora, os modelos passam a se chamar Accelo 917, Accelo 1117 e Accelo 1417 6x2.
Além disso, houve atualizações no desenho. De modo geral, a linha Accelo ganhou visual que remete ao dos "irmãos" maiores Actros L e eActros, sobretudo por causa dos cantos mais abaulados. Embora a Mercedes-Benz não confirme, é provável que a marca apresente na Fenatran um caminhão elétrico dedicado à operações de entregas de última milha. Portanto, a aposta é uma nova versão do Accelo.
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Ajustes técnicos
Além disso, a linha Accelo recebeu atualizações técnicas. Como herança do modelo anterior, que vai continuar à venda no Brasil juntamente com a nova, a plataforma de carga cresceu 40 cm. Como resultado, houve aumento de 2 m³ na capacidade volumétrica.
Conforme a fabricante, o modelo oferece os maiores comprimentos de carroceria do segmento. Ou seja, de até 6,90 metros nas versões com tração 4x2 e de até 8,30 metros nas com tração 6x2. Além disso, chega a 1,9 m menos círculo de viragem frente à concorrência. Sendo mais desenvolto no dia a dia.
No mesmo sentido, o ângulo de entrada é de 23º. Porém, há ainda o pacote robustez. Nesse caso, o número é de 27º, o que facilita a circulação em estradas esburacadas ou com pavimento ruim.
Ademais, a versão 1417 6x2 oferece a maior capacidade de carga do seu segmento. De acordo com a marca, são até 600 kg a mais que os concorrentes. Nesse caso, o modelo é indicado para operações de transporte de líquidos, bem como para entregas fracionadas no uso urbano.
Os modelos 1117 e 1417 são indicados para cargas de alta densidade, como produtos congelados e resfriados e distribuição de bebidas. Assim como líquidos, químicos e combustíveis, areia, pedra e cimento, entre outros.
Outras novidades são o conjunto óptico de LEDs e o para-choque tripartido. Essa solução visa reduzir o custo de reparo em caso de acidentes. Afinal, em vez de trocar a peça toda basta substituir a parte que foi danificada.
Redução de consumo de diesel chega a 3%
Conforme a área de engenharia da Mercedes-Benz, o motor também recebeu atualizações para melhorar a gestão térmica, graças à introdução do novo DPF no catalizador. Como esse filtro atua em temperaturas altas, é capaz de regenerar o material particulado. Como resultado, a redução de consumo chega a 3%.
Seja como for, o motor foi mantido. Trata-se do Mercedes-Benz OM 924 LA, com potência de 163 cv e torque de 62 mkgf. Esse quatro-cilindros é o mesmo utilizado no Atego com PBT de 17 toneladas.
Além disso, há novas transmissões manuais fornecidas pela Eaton e automatizadas da Mercedes-Benz. Trata-se da MB G 90 PowerShift de terceira geração e seis velocidades. Todos os câmbios vêm de série com preparação para tomada de força, com botão no painel, parametrização padrão e chicotes elétricos.
Os eixos e suspensões foram redesenhados para suportar o aumento da capacidade de carga. Com isso, ficaram mais robusta e garantem maior durabilidade, de acordo com a Mercedes-Benz. Da mesma forma, as molas dianteiras e traseiras são mais espessas e, segundo a marca, são até 12% mais resistentes.
No mesmo sentido, os novos amortecedores dianteiros são reforçados e foram recalibrados. Dessa forma, garantem maior estabilidade e a capacidade de filtrar as irregularidades do piso. As barras estabilizadoras dianteiras e traseiras também foram reforçadas e tiveram o diâmetro ampliado de 34 para 38 mm.
Mercedes-Benz Accelo já começa a ser vendido
De acordo com informações da fabricante, a nova linha Accelo já pode ser encomendada na rede de concessionárias de todo o País. Porém, as primeiras entregas serão feias a partir de 2025.
Conforme o vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz Jefferson Ferrarez, os caminhões ganharam várias atualizações importantes. Como resultado, os preços são, em média, 10% mais altos que os dos modelos anteriores. Para comparação, o Accelo 817 tem preço sugerido de cerca de R$ 368 mil.
Segundo Ferrarez, a estratégia de manter a linha antiga à venda visa atender segmentos específicos de mercado. "São muito sensíveis ao preço", diz. De acordo com ele, o comportamento das vendas é que vai indicar o momento de encerrar a oferta do modelo anterior e manter apenas o novo.”