Notícias

Mercedes-Benz Accelo tem visual aprovado pela imprensa europeia

Publicações europeias destacam desenho do novo Mercedes-Benz, que une referências do eActros e elementos do lendário L 1113

Andrea Ramos

22 de ago, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Mercedes-Benz Accelo atrai imprensa europeia porque mescla futuro e passado
Accelo 2025
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Novo Mercedes-Benz Accelo atrai imprensa europeia porque mescla futuro e passado

A imprensa europeia gostou do visual do novo Mercedes-Benz Accelo, caminhão de distribuição fabricado no Brasil e destinado ao mercado sul-americano. O modelo ganhou destaque em sites especializados que já haviam registrado grande repercussão pelo visual da ProCabin. Ou seja, o conceito que inspira parte do desenho da cabine do novo modelo.

VEJA MAIS:

Design futurista com inspiração retrô

Conforme análises publicadas pela imprensa europeia, o novo Accelo surpreende por adotar linhas que remetem ao eActros 600 e ao novo Actros L. Ao mesmo tempo, os projetistas brasileiros incorporaram detalhes do icônico Mercedes-Benz L 1113, conhecido como “short-hauber”. Essa combinação foi destacada como um dos diferenciais mais marcantes do novo caminhão.

Nesse sentido, há destaques como a faixa cromada ao redor do logotipo da estrela. Bem como as luzes diurnas de LEDs em posição de destaque e os indicadores de direção. Já os faróis redondos, considerados com discretos, quase se misturam ao restante do visual. A imprensa da Europa também lembrou que a base da cabine vem do FUSO Canter, da divisão japonesa da Daimler Truck.

Novo Mercedes-Benz Accelo atrai imprensa europeia porque mescla futuro e passado
No Brasil Novo Accelo é oferecido com PBT de 9, 11 e 13 toneladas - Fotos: Mercedes-Benz

Modelo consolidado na América do Sul

Embora seja pouco conhecido fora da América Latina, o Accelo soma mais de 100 mil unidades vendidas desde sua estreia, em 2003. O modelo ocupa posição estratégica na linha da Mercedes-Benz por atender operações urbanas e de curta distância. Assim, concorre no segmento de caminhões leves e médios.

Conforme a fabricante, o motor é o OM 924 LA Bluetec 5 de 163 cv de potência. Além disso, há opção de transmissão manual e automatizada. O portfólio contempla versões com Peso Bruto Total (PBT) de 9, 11 e 13 toneladas. Seja como for, todas focam aplicações de distribuição.

Repercussão positiva

Para a imprensa europeia, o novo Accelo é um exemplo de como a Mercedes-Benz consegue adaptar conceitos globais de desenho e tecnologia às necessidades de cada mercado. Como resultado, o tom geral das publicações é de curiosidade e aprovação, com elogios à forma como o caminhão combina modernidade e tradição.

Entretanto, no Brasil o desenho do novo Mercedes-Benz Accelo divide opiniões. Parte do público não se acostumou ao desenho, enquanto alguns elogiam as linhas modernas. Seja como for, o modelo vem ganhando espaço no mercado. Atualmente, ele convive com a geração anterior, que deve sair de linha no futuro - a data ainda não foi revelada.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião