A Mercedes-Benz apresentou os novos caminhões Accelo e Atego com trem de força BlueTec 6 no Brasil. Com isso, a linha está em conformidade com as regras do Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões, equivalente ao Euro 6, passa a valer em janeiro de 2023. De acordo com a fabricante, os modelos vão ser apresentados ao público durante a Fenatran. A feira, considerada como a maior do setor de transportes do América Latina, ocorre de 7 a 11 de setembro, na zona sul da capital paulista. O evento é gratuito para profissionais do setor.
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Assim, a nova família da Mercedes-Benz inclui os modelos Accelo, leves e médios, e Atego, semipesados e pesados. Bem como os pesados Actros e Arocs. Vale lembrar que, conforme reportagem publicada no Estradão, o Axor deixa de ser oferecido no mercado brasileiro.
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Mais potência e torque
Assim, com os novos motores o Accelo ficou 5% mais potente. Portanto, a nomemclatura mudou. Agora, os caminhões passam a se chamar Accelo 817, Accelo 1017 e Accelo 1317. Todos ganharam o motor Mercedes-Benz OM 924, de quatro cilindros em linha, que gera 163 cv de potência e 62,2 mkgf de torque.
A transmissão também é nova. Trata-se da G70 de seis velocidades, produzida pela marca alemã. Dessa forma, a caixa tem versões manual, com trambulação a cabo, e automatizada. Ainda com relação ao trem de força, a engenharia da Mercedes-Benz informa que a embreagem com o auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.
A gama Accelo 2023 traz, ainda, novos espelhos auxiliar e frontal de aproximação e luzes de LEDs de uso diurno. Além disso, de novidade na cabine há coluna de direção ajustável e revestimento de teto atualizado. Bem como espaço adicional para guardar equipamentos, tanto no teto quanto no painel.
Aliás, o quadro de instrumentos ganho tela digital de 10,4 polegadas. Há, ainda, controle eletrônico do levantamento do terceiro eixo, no caso da versão trucada. No pacote de segurança, a linha passa a contar com controles eletrônicos de estabilidade e tração, luzes de freio com alerta de emergência e auxílio de partida em rampa. Além disso, há freios com antitravamento ABS e distribuição de frenagem EBD.
Mercedes-Bena Atego tem até 321 cv
Da mesma forma, o Atego também ganhou atualizações no trem de força. Como resultado, o motor OM 926 de seis cilindros em linha ficou mais potente. Ou seja, Agora, há versões de 260 cv, 286 cv e 321 cv. Por sua vez, o torque vai de 112,2 mkgf a 127,5 mkgf. Assim como no Accelo, a nomeclatura mudou.
Portanto, a família de caminhões semipesados agora inclui as versões 1733, 2429 6x2, 2433 6x2 e 3033 8x2. Há ainda o Atego com motor de quatro-cilindros OM-924, nas configurações 1419 e 1719. Nesse caso, são 185 cv de potência e 76 mkgf de torque. A 1726 traz o 926 OM LA, de 260 cv e 97,8 mkgf.
Além disso, o Atego traz novo câmbio Powershift de terceira geração. A caixa batizada de G140 tem oito velocidades e a G211 tem 12. Ambas são de série nos caminhões com tração 6x2 e 8x2. Para o Atego 1419 e 1719, o câmbio é o manual G90, de seis marchas. Por sua vez, o eixo traseiro é o Meritor 23.245 de duas velocidades.
Outra novidade trazem o Atego 3330 8x4 off-road, nas versões plataforma, betoneira e basculante. Assim, o modelo ganhou segundo eixo dianteiro com suspensor por cabo. Segundo a Mercedes-Benz, isso permitiu o aumento da distância do chassi em relação ao solo.
A linha Atego recebeu os mesmos recursos de segurança da linha Accelo 2023. Além disso, há controle automático de velocidade e espelho frontal de aproximação com aquecimento. Bem como luzes de LEDs de uso diurno.