O novo Mercedes-Benz Accelo 1417 mantém o conceito que o tornou um dos caminhões com mais potencial para atender quem trabalha no limite entre a distribuição urbana e a rota intercidades. Embora seja compacto o suficiente para circular como VUC, agora tem 14 toneladas de peso bruto total (PBT). Ou seja, uma tonelada a mais que seu antecessor, 1316, que continua sendo produzido.
Assim, atende um número maior de operações, uma vez que tem dimensões de um caminhão leve, mas oferece desempenho de médio. Além disso, o novo Mercedes-Benz 1417 sai de fábrica como tração 6x2. Como resultado, garante maior estabilidade, melhor distribuição de peso e tem ampla capacidade para quem atua no transporte de carga densa e percorre rotas variadas.
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Segundo o engenheiro da Mercedes-Benz, Wilson Baptistucci, o novo caminhão mantém as principais virtudes do anterior. Ou seja, é um leve com boa ergonomia e fácil de usar, mas com capacidade real de médio e comportamento de urbano. Como resultado, os operadores veem no Accelo 1417 a solução adequada para transitar entre centros de distribuição periféricos e grandes adensamentos urbanos.
Mercedes-Benz Accelo 1417 tem entre-eixos sob medida
Conforme a Mercedes-Benz, há três opções de distância entre os eixos: 3.150 mm, 3.900 mm e 4.600 mm. A primeira, oferecida por meio do Centro de Customização da Mercedes-Benz, é ideal para operações em áreas centrais de grandes cidades. Assim, oferece a melhor combinação entre agilidade e boa capacidade no transporte de cargas de alta densidade, como bebidas, refrigeração leve, tanques compactos e abastecimento de fast-food, por exemplo. Além disso, ela encaixa seis pallets dentro do limite de VUC, atendendo operações de abastecimento urbano.
Já os entre-eixos de 3.900 mm e 4.600 mm atendem rotas mais híbridas. Eles funcionam muito bem quando o caminhão precisa rodar na rodovia e, logo depois, entregar dentro da cidade. Exemplos típicos incluem operações com 100 km de distância, abastecimento de grandes redes varejistas, entrega de linha branca e transferências de CDs para lojas físicas. Por sua vez, o 4.600 mm, que guiamos, reflete exatamente esse comportamento. Mantém estabilidade, acomoda bem carrocerias de maior volume e ainda garante manobrabilidade suficiente para centros comerciais movimentados.
A carga útil gira em torno de 9 toneladas, variando conforme o tipo de carroceria. Na prática, o operador costuma trabalhar com algo próximo de 8.500 kg líquidos.

Motor de Atego tem força de sobra
O coração do Accelo 1417 vem do mundo dos semipesados. Em outras palavras, é o mesmo motor aplicado no Atego 1719, o OM 924, de 4,8 litros que desenvolve 163 cv de potência de 62,2 mkgf de torque. Como o bloco trabalha em veículos de até 17 toneladas, sobra robustez para quem roda com 14 t no 1417. Além disso, essa vantagem técnica aparece de forma direta no valor de revenda. Já que o mercado reconhece a durabilidade desse conjunto.
O trem de força oferece dois caminhos, câmbio manual Eaton de seis marchas ou o automatizado Powershift de 3ª geração da Mercedes-Benz, também de seis velocidades — exatamente o que avaliamos. No automatizado, a marca recomenda o diferencial 3,91:1, que equilibra consumo, velocidade de cruzeiro e força nas arrancadas. Algo que foi percebido durante o trecho urbano. No manual, o cliente pode escolher entre 4,30:1 e 3,91:1, dependendo do tipo de rota.
O motor recebeu nova calibração de injeção, ajustes no controle térmico do catalisador e um trabalho fino no mapa eletrônico para melhorar a eficiência. O resultado aparece no bolso, o modelo rende até 3% de economia de combustível frente ao antigo 1316. Parece pequeno, mas ao longo do mês, em operação de 200 km diários, essa diferença pesa.
Chassi reforçado para trabalhar mais
A Mercedes-Benz revisou vários componentes para sustentar a tonelada extra de PBT. O eixo dianteiro agora suporta 3,6 toneladas (antes 3,2 t) e utiliza um rolamento compacto blindado que elimina a necessidade de manutenção. A suspensão dianteira e traseira usa molas mais espessas e 12% mais resistentes. A caixa de direção passou por nova calibração para manter o esforço do volante igual ao do modelo anterior, mesmo com mais peso no eixo dianteiro. Além disso, toda a geometria do chassi recebeu ajustes finos para preservar estabilidade e conforto.
Essas melhorias trabalham em conjunto com a proposta do caminhão de rodar carregado, entrar em bairros apertados e manter comportamento previsível mesmo em estradas com irregularidades. O resultado, no uso real, aparece com clareza tanto no ambiente urbano como rodoviário.

Visual moderno e toque retrô
O Accelo 1417 ganhou uma frente totalmente renovada. Os faróis são 100% de LED, assim como DRL e repetidores laterais. A eficiência luminosa melhora a segurança e, além disso, aumenta a durabilidade, já que LEDs rendem muito mais que lâmpadas halógenas. A grade preta se inspira em clássicos como o 1113 e o LP321, criando uma combinação rara de modernidade e nostalgia. O visual entrega personalidade e reforça a identidade atual da linha, inclusive inspirada no novo Actros L europeu.
Ao volante o Mercedes-Benz Accelo se comporta como leve, mas trabalha como médio
No primeiro contato com a cabine, o caminhão já mostra seu DNA urbano. O acesso baixo reduz o esforço do sobe e desce contínuo e a alavanca do câmbio automatizado, integrada à coluna, deixa o interior limpo e ergonômico. Além disso, a posição de dirigir favorece visibilidade ampla, algo essencial em entregas rápidas.
Na rua, o caminhão se mostra esperto. A calibragem do automatizado ajuda a arrancar com suavidade, o que melhora o conforto em ladeiras e cruzamentos apertados. Entretanto, o que realmente surpreende surge na estrada. Ao alcançar velocidade de cruzeiro, basta um pequeno declive para o EcoRoll entrar em ação. O sistema coloca a transmissão em “neutro”, eliminando arrasto mecânico e permitindo que o caminhão embale naturalmente.
Esse comportamento aparece rápido e com segurança e ajuda muito na economia. No uso real, você percebe 1 ou 2 litros economizados ao fim de uma jornada, dependendo da topografia.
O TopBrake (freio-motor) complementa essa eficiência. Em descidas maiores, o motorista reduz uma marcha com um toque e aciona o freio auxiliar pela própria coluna. O conjunto segura o caminhão com firmeza, sem ruídos ou cheiro de freio aquecendo. Além disso, a rotação ideal aparece naturalmente enquanto o caminhão desce, sempre com sensação de controle absoluto.
Como resultado, o 1417 entrega a agilidade de um leve, mas com firmeza, estabilidade e força de um médio. Mas sem perder a manobrabilidade urbana que tornou o Accelo famoso.
Conclusão

O novo Mercedes-Benz Accelo 1417 evoluiu sem perder sua essência. O aumento de PBT, o motor mais eficiente, o chassi reforçado, a eletrônica aprimorada e o câmbio automatizado bem calibrado criam um caminhão extremamente versátil.
Para quem vive entre a cidade e a rodovia, precisa carregar peso real e depende de eficiência, o 1417 atende sem esforço. A Mercedes acertou o conjunto e entregou um caminhão que finalmente preenche a lacuna entre leve e médio com mais maturidade. E com a economia de diesel que o setor procura. Rodamos 70 km com o modelo no uso misto, mesclando estrada e ambiente urbano com trânsito bem intenso, e o modelo fez 4,7 km/l.
Ficha técnica Mercedes-Benz Accelo 1017
| Item | Dados técnicos |
|---|---|
| Motor | MB OM 924 LA, 4,8 L, 4 cilindros, BlueTec 6 (Euro 6) |
| Potência | 163 cv (120 kW) a 2.200 rpm |
| Torque | 62,2 mkgf (610 Nm) entre 1.200 e 1.600 rpm |
| Câmbio | Manual Eaton ESO 6206 ou Automatizado MB G 90-6 AMT |
| Tração | 4x2 (traseira) |
| Direção | Hidráulica |
| Comprimento | 8.135 mm (E/E 3.900 mm) / 8.837 mm (E/E 4.600 mm) |
| Entre-eixos | 3.900 mm ou 4.600 mm |
| Suspensão dianteira | Molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora |
| Suspensão traseira | Balancim com molas trapezoidais e suspensor pneumático do eixo auxiliar |
| Peso Bruto Total (PBT) | 23.000 kg (legal) / 13.800–14.000 kg (técnico) |
| Pneus | 215/75 R17.5 ou 235/75 R17.5 (opcional) |
| Freios | Tambor / Disco* com ABS, ASR, ESC/ESP, EBD, ESS e Hill Holder* |
| Tanque de combustível | 75 L / 150 L / 2×150 L (depende da versão) |
| Tanque de Arla 32 | 12 L ou 25 L |
| Velocidade máxima | 120 km/h (limitada eletronicamente) |
| Preço | R$ 481.275 |