Notícias

Mercado global fraco derruba vendas da Traton; Brasil e EUA pesam nos resultados

Crescimento dos elétricos e desempenho da MAN amenizam retração; Scania sofre no Brasil e International enfraquece nos EUA

Thiago Vinholes

03 de nov, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Grupo Traton, Scania, MAN, International, Volkswagen Caminhões e Ônibus
O Grupo TRATON controla as marcas Scania, MAN, International e Volkswagen Caminhões e Ônibus
Crédito:TRATON/Divulgação

O Grupo Traton registrou queda de 16% em suas vendas no terceiro trimestre de 2025. Conforme dados preliminares divulgados pela companhia, foram entregues 71.400 veículos entre julho e setembro, ante 85,300 unidades no mesmo período do ano anterior. No acumulado dos nove primeiros meses, as vendas totalizaram 224,500 veículos, o que representa recuo de 9% na comparação anual.

Apesar da retração, o grupo — que reúne as marcas Scania, MAN, International e Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) — manteve crescimento no segmento de veículos elétricos. Dessa forma, as vendas de modelos a bateria aumentaram 55% no trimestre, chegando a 820 veículos, e 83% no acumulado do ano, alcançando 2,070 unidades entre janeiro e setembro.

No total, as marca do grupo Traton venderam 820 veículos elétricos no terceiro trimestre, um salto de 55% em relação a 2024, e 2.070 unidades nos nove primeiros meses, crescimento de 83%.

Scania sente impacto do mercado brasileiro

A Scania teve queda de 1% nas vendas do terceiro trimestre, totalizando 21.500 unidades. O bom desempenho europeu, sustentado por pedidos anteriores, não foi suficiente para compensar a desaceleração no Brasil, onde o mercado de caminhões enfrenta estoques elevados, juros altos e inflação. De acordo com a Traton, esse conjunto de fatores atinge especialmente os segmentos de caminhões pesados, foco principal da marca sueca. No acumulado dos nove primeiros meses de 2025, as vendas da montadora recuaram 8%, chegando a 68.400 unidades emplacamentos.

Mesmo assim, as vendas de caminhões elétricos da Scania quase dobraram. Foram 160 unidades entregues no trimestre, alta de 99%, e 380 veículos no acumulado do ano, aumento de 101% frente a 2024. O crescimento foi sustentado sobretudo pelo mercado europeu, onde há maior infraestrutura para operação de frotas elétricas.


Enquanto isso, a MAN Truck & Bus apresentou o melhor desempenho entre as divisões da Traton. A marca aumentou suas entregas em 24% no trimestre, chegando a 24.600 unidades, e acumulou 71.700 veículos nos nove primeiros meses, 4% acima de 2024. O resultado positivo se deve ao bom desempenho nas vendas de caminhões e o crescimento dos segmentos de ônibus e vans da MAN. Além disso, a fabricante ampliou sua presença em mobilidade elétrica: foram 290 veículos elétricos entregues no trimestre (+96%) e 1.090 unidades no acumulado (+184%).

EUA e Brasil limitam desempenho do grupo Traton

A International Motors foi a divisão mais afetada pela conjuntura negativa. As vendas da marca do grupo Traton que atua principalmente nos Estados Unidos caíram 57% no terceiro trimestre, totalizando 13.400 veículos, após um forte desempenho em 2024 devido à normalização de entregas atrasadas. Entre janeiro e setembro, a fabricante somou 48.000 unidades vendidas, 28% a menos que no mesmo período do ano anterior.

Segundo o grupo, o mercado norte-americano segue impactado pela recessão no setor de fretes e por incertezas tarifárias, o que reduz a disposição de compra das transportadoras. Ainda assim, os veículos elétricos da marca tiveram leve avanço, com 360 unidades no trimestre (+26%) e 540 no acumulado (+17%).

Na América do Sul, a VWCO sentiu os efeitos da desaceleração do mercado brasileiro. A marca vendeu 11.900 unidades no trimestre (–4%) e 36.700 veículos nos nove primeiros meses (+3%). O desempenho positivo no início do ano e o crescimento em países como Argentina, Chile, Colômbia e Peru ajudaram a compensar parcialmente o enfraquecimento no Brasil. No segmento elétrico, a divisão registrou 10 unidades vendidas no trimestre (–43%) e 60 veículos no acumulado (–42%).

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião