As vendas de caminhões usados somaram 243,3 mil unidades nos primeiros sete meses de 2025. O resultado representa avanço em relação ao mesmo período de 2024, quando o setor registrou cerca de 195,7 mil veículos. O crescimento de 24,3% mostra que, mesmo em meio ao crédito restrito para veículos novos, o mercado de usados continua aquecido. Os dados são da Fenauto que representa os revendedores de veículos.
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Além disso, o que se observa ao longo dos meses é uma curva crescente nas vendas. Sendo que julho foi o melhor mês em vendas. Ou seja, somou 42,9 mil unidades negociadas, mantendo a curva de alta no segmento.
Comparativo entre 2025 e 2024
Todavia, quando se observa o desempenho no mesmo mês, em julho de 2024, o setor faturou 33.098 caminhões. Ou seja, uma variação positiva de 29,6% em julho deste ano.
Dessa forma, esse desempenho indica que as transportadoras e os autônomos estão apostando na compra, mas de seminovos e usados. Afinal, a compra do 0-km permanece restritiva para algumas empresas com alta dos juros e dificuldade de crédito para financiamento de um bem de valor agregado mais alto.
Vendas por tempo de uso
Ademais, os dados revelam também que a maioria das transações ocorre com veículos entre 4 e 8 anos de uso. Ou seja, faixa que concentra o melhor equilíbrio entre preço e durabilidade. Caminhões com até 3 anos aparecem em segundo lugar. Enquanto modelos acima de 10 anos ainda têm participação relevante, mas menor.
Esse movimento reflete tanto a busca por confiabilidade quanto a pressão por custos menores de manutenção.
Vendas por região
O Sudeste segue como o maior mercado de caminhões usados no Brasil. Assim, reponde por quase metade das vendas. Em seguida aparecem Sul e Nordeste, que apresentam crescimento constante. O Centro-Oeste, com forte demanda do agronegócio, e o Norte, com alta de consumo em rotas logísticas específicas, completam o ranking regional.

Seja como for, o ranking a seguir confirma a força das marcas tradicionais. A disputa entre Volvo FH e Ford Cargo mostra que o transportador ainda busca robustez e durabilidade. Já o bom desempenho do Ford F-4000 e do Volkswagen 8.150 revela a importância do segmento leve no transporte regional e urbano
Ranking dos 10 caminhões mais vendidos em julho
- Volvo FH – 2.883
- Ford Cargo – 2.786
- Ford F-4000 – 1.600
- VW 8.150 – 1.512
- Mercedes-Benz Axor – 1.483
- Mercedes-Benz 1113 – 1.395
- Mercedes-Benz 1620 – 1.036
- Volvo VM – 897
- Mercedes-Benz Atego – 863
- Mercedes-Benz Actros – 862
Fonte: Fenauto