Mercado

Mercado de caminhões cresce 46% no primeiro trimestre

Para Fenabrave a tendência é de manutenção da retomada das vendas, mas de maneira moderada

Redação

03 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Vendas de caminhões seguem aceleradas
Crédito:Foto: Volvo Trucks

As vendas de caminhões seguem sinalizando aumento da demanda por transporte de carga no País. Conforme balanço de desempenho dos emplacamentos consolidados pela Fenabrave, federação que representa o setor de distribuição de veículos, divulgado na quarta-feira, 3 de abril, nos três primeiros meses do ano o mercado absorveu 21.377 unidades, volume 45,7% maior em relação ao apurado um ano antes, de 14.668 licenciamentos.

Somente em março, as vendas somaram 7.628 caminhões, altas de 11,9% em relação a fevereiro (6.817 unidades) e de 27,8% sobre o mesmo mês do ano passado, quando os emplacamentos totalizaram 5.968 veículos.

Segundo Sérgio Zonta, vice-presidente da Fenabrave para o segmento de veículos pesados, o mercado transportador segue otimista. “As vendas de caminhões devem continuar em ritmo de crescimento consistente, embora de forma mais moderada. Os modelos extrapesados continuam puxando para cima este desempenho, em muito baseados na oferta de crédito para o segmento”, observa o dirigente, destacando que as taxas de juros oferecidas pelos bancos privados estão mais atrativas do que as do Finame.


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Em ritmo acelerado também se mostram as vendas de implementos rodoviários. Em março, as 5.085 unidades representaram alta de 13,1% sobre fevereiro, quando foram licenciados 4.495 equipamentos, e avanço de 45,3% na comparação com março do ano passado, com 3.500 unidades negociadas. No acumulado dos três primeiros meses do ano, os emplacamentos do segmento totalizaram 13.971 unidades, volume 61,1% superior ao registrado há um ano.

Para o vice-presidente da federação, as fabricantes de implementos rodoviários estão com dificuldade de acompanhar a demanda, condição que tem reflexo na compra de caminhões. “O frotista está alinhando o cronograma de entrega dos implementos às suas compras de caminhões, pois não adianta ter o caminhão sem o equipamento.”

No ranking de participação das cinco fabricantes que mais venderam no primeiro trimestre, a Mercedes-Benz consolida a liderança com 6.841 unidades negociadas, o que representou 32% do mercado. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, na vice-liderança, emplacou 4.722 veículos ou 23% das vendas. A Volvo, em terceiro lugar, vendeu 3.226 caminhões, participação de 16%. Segue a Ford, na quarta posição, com fatia de 12% (2.564 unidades) e a Scania, em quinto, com 9,9% (2.114 unidades).


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