A venda de caminhões leves no Brasil em fevereiro mostra que o transportador brasileiro mantém a preferência pelos representantes das marcas alemãs, Volkswagen Delivery 9.180 e Mercedes-Benz Accelo 817. Os modelos são, de longe, os mais emplacados do segmento.
O destaque é o Delivery 9.180 que no período teve 175 unidades vendidas. Nesse sentido, vale lembrar que o modelo da Volkswagen Caminhões está nessa posição de destaque desde o seu lançamento em 2018. Mas o Accelo 817 não deu trégua e vem logo atrás com 120 unidades emplacadas. Assim, os dois caminhões respondem por 42% e 25% das vendas na categoria, respectivamente.
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Atributos que o mercado gosta
No caso do representante da Volkswagen, o aumento da potência do veículo na virada de tecnologia Euro 5 para Euro 6 contribuiu para a manutenção do modelo na posição de líder. Dessa forma, o caminhão é equipado com motor Cummins ISF de quatro-cilindros. E desenvolve 175 cv a 2.500 rpm e 61,2 mkgf de 1.100 a 1.800 rpm. Esse motor trabalha com caixa Eaton manual e a opção automatizada, em ambos os casos de 6 velocidades.
Além dos cerca de 10 cv a mais que o modelo ganhou para atender à nova norma de emissão, a Volkswagen dispõe de quatro opções de distância entre os eixos. Ou seja, de 3.400, 4.000, 4.400 e 4.600 mm.
O cliente ainda conta com opções de pacotes. O Pacote Robust, por exemplo, traz para-choque curto colorido com ângulo de ataque atendendo ampla situação, incluindo o fora de estrada. E conta com bancos de couro sintético e ar-condicionado de série.
Do mesmo modo, há o pacote Prime com ar-condicionado, trio-elétrico, rádio com Bluetooth. Assim como banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos de couro sintético de série. A novidade da gama 2025 nesse pacote é a tela multimídia. O modelo custa R$ 415.268.

Mercedes-Benz Accelo está com preço competitivo
Com a chegada da nova geração Accelo, com cabine mais moderna, totalmente renovada, e maior capacidade de carga, a geração mais antiga, mantida no mercado, está com preço mais competitivo.
Dessa forma, por este ser um segmento mais sensível ao preço, é natural que a procura pelo modelo seja mais aquecida em relação à geração renovada. Todavia, o Accelo 817 tem debaixo do túnel, o motor OM 924 LA com potência de 163 cv a 2.200 e torque de 62,2 mkgf. Além da caixa também Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. O caminhão 0-km custa R$ R$ 378.885, segundo a tabela Fipe.
Iveco Tector tem a terceira posição e o maior motor da categoria
Um competidor que ainda está longe da liderança, mas agrada seus clientes pelo motor mais potente da categoria é o Iveco Tector 9-190. O caminhão está na terceira posição de vendas. E em fevereiro foram emplacadas 37 unidades, garantindo 7% do mercado
Seja como for, o caminhão traz motor FPT NEF 45. Ou seja, trata-se de um 4.5 turbodiesel que gera 190 cv de potência a 2.500 rpm. Por sua vez, o torque, de 62,2 mkgf, está disponível a partir das 1.350 rpm. Esse quatro-cilindros em linha está acoplado à transmissão Eaton 6206 B de seis velocidades
A distância entre os eixos pode ser de 3.900 mm ou 4.455 mm. Portanto, dependendo do tipo da carroceria, a capacidade de carga útil do Tector 11-190 pode ser de 7.325 kg a 7.400 kg. O Iveco Tector 9-190 custa R$ 384.590.

Caminhões leves mais vendidos em fevereiro e no acumulado de 2025
- Volkswagen Delivery 9.180 – 187 (362)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 120 (215)
- Iveco Tector 9-190 – 37 (61)
- Iveco Daily 65-180 – 38 (55)
- Iveco Daily 65-170 – 28 (48)
- Foton Aumark S 715– 21 (32)
- JAC iEV 1200T – 22 (27)
- Volkswagen Delivery 6.170 – 10 (18)
- Foton Aumark S916 – (15)
- Foton iBlue EV 6t – 4 (5)
Fonte: Fenabrave