A Marcopolo acaba de lançar a nova gama de ônibus rodoviários Geração 8 ou G8. A família estreia 12 anos após o lançamento da Geração 7. Contudo, a G7 será mantida em produção. Ou seja, como uma linha de produtos de entrada. Segundo a empresa, ela tem mais de 60% de participação de mercado.
Seja como for, a G8 está sendo lançada não apenas no Brasil. Ou seja, a nova linha de ônibus rodoviários da Marcopolo também será oferecida em outros países da América Latina. Bem como no México e na África,
Para isso, a Marcopolo G8 contará com o Viaggio, para curtas e médias distâncias. Bem como o Paradiso, para viagens de longas distâncias. Além disso, estaterá opção de carroceria Double Decker.
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Marcopolo G8 tem 140 novidades
De acordo informações da Marcopolo, independentemente da versão a G8 tem cerca de 140 novidades. Nesse sentido, a empresa registrou 70 novas patentes.
Diretor de operações comerciais da Marcopolo, Ricardo Portolan diz que o lançamento da linha G8 é estratégica para a empresa. Segundo ele, graças ao avanço da vacinação no Brasil. em breve mais pessoas voltarão a viajar de ônibus.
“A nova geração vai ajudar no movimento de retomada da indústria de ônibus. Bem como no retorno das pessoas. É um momento oportuno. E comprova que não paramos na pandemia”, diz Portolan.
Biossegurança a bordo
Nesse sentido, os novos modelos estarão à venda a partir de agosto. A Águia Branca foi a primeira empresa a adquirir modelos da nova geração.
CEO da Marcopolo, James Bellini explica que a nova geração sai de fábrica com acabamentos que usam materiais antimicrobianos. Assim como ocorre com as demais gamas de carrocerias produzidas pela companhia. Acabamento dos tecidos e itens como pega-mão, por exemplo, são oferecidos de série. Assim como o corrimão integrado no embarque possui aditivos antimicrobianos.
Ademais, a Geração 8 terá opções de itens como desinfecção do sanitário. Bem como ar-condicionado por meio de luz UV-C, capas antimicrobianas e dispensadores de álcool em gel.
Linha premium
Além disso, por causa da quantidade de inovações tecnológicas da nova geração o nível de sofisticação aumentou. Posicionando o G8 em uma linha mais premium, quando comparada à G7. Entretanto, a Marcopolo não descarta a possibilidade de a G7 receber atributos do G8.
Destaque para o inédito conjunto ótico, com faróis, disponíveis em versões full led e híbrido, produzidos pela alemã Hella. Oferecem eficiência até 3,5 vezes mais em relação aos demais modelos do mercado. Além disso, geram ofuscamento até 80% menor nos veículos em sentido contrário.
Como opcional, há o novo farol de neblina em LED com luz de manobra integrada. Os novos break-light em LED oferecem área iluminada 176% maior. E a luz de neblina, também em LED, possui retrorrefletor integrado. Assim, a segurança foi privilegiada.
Componentes renovados
De acordo com Portolan, esse novo sistema de luzes ajuda o condutor a dirigir menos fadigado durante a noite. Os modelos têm lentes em policarbonato mais resistentes, assim como as lanternas traseiras.
E são capazes de suportar impactos de objetos de até 100 gramas em uma velocidade de 80 km/h. Assim como contam com um sistema de articulação do farol para proporcionar fácil acesso no momento da manutenção. Garantindo agilidade na troca de lâmpadas.
O design foi inteiramente renovado. Porém, não só pensando na estética. Mas no coeficiente aerodinâmico. Nesse sentido, a Geração 8 traz uma melhoria de 11% frente à Geração 7.
Redução de consumo
Por causa desse resultado no coeficiente aerodinâmico, a economia de combustível pode ser de 3% até 5%. Vai depender do modelo de chassi, versão da carroceria e situação que o ônibus opera.
Vale ressaltar que os novos ônibus podem receber chassis com motorização Euro 6. Nesse sentido, de acordo com a engenharia da marca, há protótipos rodando no País com a tecnologia.
Os ônibus da linha G8 atendem as normas mais exigentes no que se refere à estrutura do veículo. Como a R66.02 para tombamento. Logo, está acima das normas exigidas no Brasil. A gama também conta com célula de sobrevivência na cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla.
Câmeras no lugar dos retrovisores
Assim, o impacto na estrutura dianteira do veículo é reduzido em caso de acidente. Uma vez que proporciona 78% menos deformação.
Em relação à segurança e visibilidade do condutor, a engenharia da Marcopolo eliminou os pontos cegos. Dessa forma rebaixou a altura do painel em 70 mm. Aumentando a área envidraçada do parabrisa para facilitar a visualização da via.
A coluna “A” também foi reposicionada 50 mm para trás. Assim melhorou a visibilidade dos espelhos. A parte inferior da porta de acesso toda envidraçada auxilia na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque.
Os espelhos retrovisores, com novo design e aumento de 6% na largura reflexiva da lente, também garantem maior campo de visão. Contudo, a marcopolo oferece como opcional câmeras que substituem os retrovisores. Além de eliminar ainda mais os pontos cegos, graças à tecnologia infravermelho, melhora a visão noturna.
Atributos para o passageiro
A porta de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros recebeu novo desenho. E com a vedação adicional reduziu o nível de ruído no interior. E ampliou o conforto acústico.
O salão de passageiros ganhou sistema de iluminação em LED. E conta com diversas configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário.
Para entretenimento dos passageiros, há monitores de alta definição. E novo sistema de som coletivo. As imagens são reproduzidas na central de controle. Além disso, os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais. E oferecem som digital de quatro canais.
Para facilitar a vida dos usuários, o porta-pacotes também foi redesenhado. E sua posição permitiu a ampliação do espaço em 23%.
Ademais, as poltronas ganharam novo desenho de corte dos tecidos. Assim como novas combinações de cores e padronagens. O sistema de reclinação conta com amortecedores, com acionamento mais fácil e suave. E que permite infinitas posições, de acordo com o biotipo do usuário.