Tecnologia

MAN vai começar a testar caminhões autônomos sem motorista a bordo

Segundo CEO da MAN Trucks, tecnologia de condução autônoma está bem avançada para aplicação em estradas, mas ambiente urbano ainda é desafio

Redação

30 de set, 2021 · 5 minutos de leitura.

MAN Trucks anuncia testes com caminhões autônomos" >
MAN autônomo
Crédito:MAN Trucks/Divulgação
MAN Trucks anuncia testes com caminhões autônomos

A MAN Trucks & Bus está acelerando o desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos. Por isso, a marca anunciou que dará início, ainda em 2021, aos testes de caminhões com sistemas de condução sem motorista. Segundo a empresa, os ensaios serão feitos na Alemanha. Da mesma forma, a companhia está desenvolvendo projetos com parceiros dos Estados Unidos.

Embora a companhia seja alemã, o movimento faz todo sentido. Afinal, a MAN faz parte do Grupo Traton, que acaba de comprar a norte-americana Navistar.

Você também vai gostar de


CEO da MAN, Andreas Tostmann, em entrevista à imprensa alemã, afirmou que, neste primeiro momento, os testes serão iniciados nas rodovias federais. Dessa forma, a companhia já está em negociação com as autoridades alemãs.

?A tecnologia autônoma evoluiu muito. Assim como todo o trâmite jurídico para a direção autônoma também evoluiu. O que permite que nossos caminhões trafeguem sem a necessidade de o motorista estar a bordo. Mas ainda no ambiente rodoviário?, disse Tostmann.

Todavia, o líder da MAN informou que as avaliações serão práticas. Dessa forma, os caminhões farão operações reais. Ou seja, vai levar mercadorias. E serão carregados em um ponto e descarregados em outro local.

Segundo o executivo, os caminhões devem fazer a rota de Munique a Nuremberg, com 170 km de distância. Esses são locais onde a MAN mantém suas fábricas.

Direção autônoma como um divisor de águas

Seja como for, Tostmann foi sincero ao afirmar que a tecnologia autônoma deve se tornar viável mesmo porque ajudará a reduzir o custo de operação com o transporte.

?Na Alemanha, o motorista é responsável por 30% dos custos. Com a tecnologia, podemos contribuir de forma significativa para a redução de custos das empresas. Já que em alguns percursos o caminhão pode fazer de forma autônoma?, explicou o CEO.

Entretanto, o executivo revela que por mais que as tecnologias estejam bem desenvolvidas, o ponto de atenção vai para o acesso dos caminhões autônomos dentro das cidades. Uma vez que a automação terá de dividir espaço com demais atores do tráfego urbano. Como pedestres, ciclistas, semáforos etc.

?Sair da rodovia em direção aos centros urbanos será o grande desafio. Nesse momento os motoristas entrarão em cena. Mas de qualquer forma, a direção autônoma será uma virada chave em muitos aspectos. E vejo que na aplicação rodoviária, a tecnologia é muito mais tangível?, argumenta.

Continua depois do anúncio

Caminhões MAN rodarão nos portos sozinhos

Ademais, além dos testes na rodovia, a MAN também começa a avaliar seus caminhões autônomos dentro dos portos. Para assim avaliar a desenvoltura dos veículos nos locais confinados. Fazendo manobras, por exemplo.

Para tanto, a MAN Trucks usará o terminal de contêineres de Altenwerder, no porto de Hamburgo. Assim como o terminal de Deutsche Umschlaggesellschaft Schiene-Straße (DUSS), em Ulm.