A MAN Truck & Bus, em parceria com a empresa AW Automotive, lançou uma solução de recarga portátil para caminhões e ônibus elétricos. Batizado de Smart Charging Cube, o sistema funciona como uma espécie de “powerbank gigante”, armazenando energia em baterias de alta capacidade e permitindo recargas rápidas e móveis mesmo em locais sem infraestrutura elétrica robusta.
- VEJA MAIS:
- Com a chegada do diesel B15, caminhões mais antigos precisam de manutenção reforçada
- Van Toyota Hiace chega ao Brasil em agosto com motor da picape Hilux
- Stellantis recua do hidrogênio e ameaça projeto europeu de mobilidade limpa
De acordo com o fabricante, os usuários podem utilizar o equipamento em pátios de manutenção, garagens de frotas ou até em locais descentralizados, como canteiros de obras. Dessa forma, a MAN pretende atender empresas que precisam operar veículos pesados elétricos em ambientes sem conexão elétrica ideal ou com limitação na rede local.
Ainda segundo informações da MAN, o Smart Charging Cube é compatível com conexões elétricas que variam de 32 A até 630 A. Além disso, a empresa informou que a solução não exige obras de terraplenagem.

Equipamento pode recarregar quatro veículos ao mesmo tempo
O Smart Charging Cube está disponível na Europa com capacidades de armazenamento de 500 kWh a 1.100 kWh e pode operar até quatro pontos de carregamento simultâneos, com potência de até 400 kW por saída. Entretanto, se conectado a uma estação externa compatível com o padrão MCS (Megawatt Charging System), o equipamento também consegue oferecer recargas de até 1.000 kW.
Além disso, o sistema permite integração com fontes de geração própria de energia, como painéis solares.

Sistema da MAN pode ser comprado, alugado ou contratado por leasing
De acordo com a MAN, o Smart Charging Cube está disponível para os clientes em três modalidades: compra direta, aluguel temporário ou leasing operacional. A fabricante ainda não informou os valores ou prazos de entrega do equipamento.