Tecnologia

MAN inicia produção do motor D30, sucessor do D26 do Volkswagen Meteor

No Brasil, o MAN D30 vai substituir D26 até 2028; novo motor do VW Meteor terá a mesma tecnologia do Scania Super

Redação

02 de mar, 2025 · 5 minutos de leitura.

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MAN inicia a produção do motor D30, sucessor do D26
MAN D30
Crédito:Fotos: MAN
MAN inicia a produção do motor D30, sucessor do D26

A novo motor D30 já está sendo produzido na fábrica da MAN em Nuremberg, na Alemanha. Com isso, a próxima geração dos caminhões MAN TGX e TGS chegará às concessionárias da Europa com a novidade. Ou seja, com o seis-cilindros em linha de 12,7 litros turbodiesel. Segundo a empresa, ele se destaca pelo cabeçote único, com dois eixos de comando.

Assim, trata-se da mesma solução introduzida pela Scania em 2021, com a linha Super, que também está à venda no Brasil. Vale lembrar que MAN, Scania e VWCO, bem como a International, fazem parte do Grupo Traton. Portanto, o compartilhamento de sistemas e tecnologias entre as marcas será cada vez mais comum no mundo toro.

Nesse sentido, a nova solução acaba de chegar à gama International, conhecida nos Estados Unidos como plataforma S13. Portanto, esta é a fase de unificação das tecnologias de motores de todas as marcas de caminhões do Grupo Traton. A próxima será a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).

VW terá motores MAN D30 em 2028

Como resultado, os caminhões Meteor e Constellation, feitos pela VWCO também no Brasil, vão receber o D30 até 2028. Há rumores de que o novo motor poderia chegar aos modelos brasileiros antes disso. Porém, a VWCO não confirma essa informação.

MAN inicia a produção do motor D30, sucessor do D26
No ano passado, a MAN apresentou o TGX 18.560 com o novo motor D30 na IAA; Fotos: MAN

Seja como for, com o início da produção do novo seis-cilindros na Europa, a MAN vai deixar de oferecer dois outros motores. Ou seja, o D30 vai substituir, de uma única vez, o D15 de 9 litros e o D26 de 12,4 litros. Trata-se do mesmo motor que equipa o Meteor brasileiro.

Segundo a fabricante, o D30 vai ser oferecido em seis versões, com potência de 380 cv a 560 cv e torque de 214 mkgf a 286 mkgf. Além disso, em conjunto com soluções relacionadas à aerodinâmica do TGX, a MAN informa que o consumo de diesel pode ser até 5% menor.

Fim dos motores a diesel da MAN

Vale lembrar que a unificação dos projetos dos motores das marcas do Grupo Traton não significa que os processos de produção também serão agrupados. Nesse sentido, a MAN investiu € 250 milhões nas plantas de Nuremberg e Salzgitter para produzir o novo D30, bem como seus componentes.

Segundo a MAN, o D30 é o último motor a diesel de sua história. Portanto, também será o último da Scania. Nesse sentido, a marca alemã informa que está convencida de que, até 2030, ao menos metade da produção de seus caminhões incluirá propulsão elétrica.

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