Notícias

MAN entrega primeiro caminhão elétrico eTGX à transportadora na Alemanha

O caminhão elétrico Ultra Low Liner MAN eTGX é adequado para uso em logística automotiva como da Volkswagen e tem alcance de 500 quilômetros

Redação

21 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

MAN eTGX para logística automotiva vai operar na Volkswagen
MAN eTGX
Crédito:Fotos: MAN Truck & Bus
MAN eTGX para logística automotiva vai operar na Volkswagen

A MAN Truck & Bus fez a entrega de um caminhão elétrico especial à Duvenbeck Group, empresa de serviços logísticos na Alemanha. Isso porque, o cavalo-mecânico Ultra Low Liner eTGX foi desenvolvido para atender os requisitos da logística automotiva, já que vai operar na fábrica da Volkswagen.

De acordo com a carta de intenções de compra, a Duvenbeck pretende colocar cerca de 120 unidades do MAN eTGX em serviço até 2026. Dessa forma, atender parte da produção da fábrica da Volkswagen.

VEJA TAMBÉM
CEO da Volvo diz que operações de transporte vão quintuplicar até 2050
Venda de caminhões em 2025 vai superar 127 mil unidades, prevê Fenabrave
Caminhões DAF para construção agora estão disponíveis em jogos


Publicidade

Nesse sentido, a Duvenbeck planeja implantar os caminhões na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. Dessa forma, alinhando-se com o programa impacto ‘Go to Zero’ da Volkswagen, voltado para soluções de transporte ambientalmente corretas.

MAN eTGX para logística automotiva vai operar na Volkswagen
Alexander Vlaskamp, ​​CEO da MAN Truck & Bus, e Simon Motter, chefe de logística do Grupo Volkswagen (da esquerda para a direita) na entrega do primeiro MAN eTruck ao Grupo Duvenbeck. Fotos: MAN Truck & Bus

MAN eTGX Ultra Low Liner tem autonomia de até 500 km

Seja como for, o MAN eTGX Ultra Low Liner tem PBT de 40 t e conta com distância entre os eixos de 3.750 mm. Além disso, seu alcance é de 500 km com uma única carga. Isso o torna adequado para uso na logística automotiva. Outra característica de destaque do eTGX Ultra Low Liner é sua capacidade de puxar reboques com uma altura interna de três metros.


“Com o Ultra Low Liner eTruck, a MAN desenvolveu uma solução perfeitamente adaptada aos requisitos da indústria automotiva. Nenhum outro caminhão elétrico produzido em série pode puxar semirreboque com uma altura interna de três metros”, explica o diretor de vendas e soluções para clientes da MAN Truck & Bus, Friedrich Baumann.

Graças ao seu conceito de bateria modular, podendo receber quatro, cinco ou seis conjuntos de baterias, o caminhão se adapta às múltiplas tarefas de transporte. Além disso, completa a oferta as opções de potências de 449 cv e 544 cv.

Seja como for, o modelo é entregue com a tecnologia de carregamento CCS padrão (até 375 kW). Porém, o veículo pode ser encomendado com o novo padrão de carregamento MCS com potência de recarga de até um megawatt. O que permite realizar o carregamento intermediário ainda mais rápido. Podendo ocorrer durante o momento de descanso do motorista, por exemplo.


A MAN ainda presta serviço de consultoria aos clientes de veículos elétricos. Denominado eMobility 360º, ele inclui análises da operação do cliente para indicar veículo adequado. Além de dar apoio a toda infraestrutura de carregamento, com o fornecimento dos equipamentos por meio de parcerias com fornecedores.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião