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MAN elétrico para Porsche elétrico

A operação logística de produção do Taycan terá caminhões movidos a bateria

Redação

18 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

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MAN eTGM 18.360 na logística da Porsche
Crédito:Foto: Porsche

Em preparativos para o início da produção do esportivo totalmente elétrico Taycan, anunciada para o ano que vem, a Porsche encomendou à MAN caminhões também 100% elétrico para as operações de entrega de componentes do carro. Pelo acordo, a marca do recém-criado Grupo Traton produzirá um pequeno lote de MAN eTGM 18.360 a partir do começo de 2019.

Os caminhões percorrerão rota de quase 19 quilômetros entre a fábrica da Porsche, em Stuttgart-Zuffenhausen, e o centro logístico de seu parceiro LGI, em Freiberg. A fabricante alemã de automóveis estima que o uso dos MAN elétricos evitará despejar 30.000 quilos de CO2 na atmosfera por ano.

Configurado como cavalo-mecânico 4x2, o MAN eTGM 18.360 tem capacidade para 32 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado. O modelo traz baterias de íons de lítio com capacidade de armazenamento de 149 kWh e gera 265 kW de potência. Segundo a Porsche, a autonomia do veículo é de 130 quilômetros. A Porsche também se encarregou de construir uma estação de recarga de baterias em Freiberg, com capacidade para 150 kW, suficiente para o modelo percorrer mais 100 quilômetros depois de 45 minutos na tomada.


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“Ao integrar o caminhão elétrico em nossa logística de produção, a Porsche dá mais um passo no caminho em direção à fábrica de impacto zero”, destaca em nota Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo da companhia responsável pela produção e logística. Segundo o executivo, a estratégia é de construir uma operação que não deixe pegadas de carbono, levando em consideração toda a cadeia de valor. Lembra que é uma jornada de muitas etapas e medidas diferentes. A empresa, por exemplo, já utiliza energia exclusivamente de fontes renováveis no local de produção, como também está eletrificando os veículos de logística, como caminhões e empilhadeiras.

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