Em preparativos para o início da produção do esportivo totalmente elétrico Taycan, anunciada para o ano que vem, a Porsche encomendou à MAN caminhões também 100% elétrico para as operações de entrega de componentes do carro. Pelo acordo, a marca do recém-criado Grupo Traton produzirá um pequeno lote de MAN eTGM 18.360 a partir do começo de 2019.
Os caminhões percorrerão rota de quase 19 quilômetros entre a fábrica da Porsche, em Stuttgart-Zuffenhausen, e o centro logístico de seu parceiro LGI, em Freiberg. A fabricante alemã de automóveis estima que o uso dos MAN elétricos evitará despejar 30.000 quilos de CO2 na atmosfera por ano.
Configurado como cavalo-mecânico 4x2, o MAN eTGM 18.360 tem capacidade para 32 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado. O modelo traz baterias de íons de lítio com capacidade de armazenamento de 149 kWh e gera 265 kW de potência. Segundo a Porsche, a autonomia do veículo é de 130 quilômetros. A Porsche também se encarregou de construir uma estação de recarga de baterias em Freiberg, com capacidade para 150 kW, suficiente para o modelo percorrer mais 100 quilômetros depois de 45 minutos na tomada.
Publicidade
“Ao integrar o caminhão elétrico em nossa logística de produção, a Porsche dá mais um passo no caminho em direção à fábrica de impacto zero”, destaca em nota Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo da companhia responsável pela produção e logística. Segundo o executivo, a estratégia é de construir uma operação que não deixe pegadas de carbono, levando em consideração toda a cadeia de valor. Lembra que é uma jornada de muitas etapas e medidas diferentes. A empresa, por exemplo, já utiliza energia exclusivamente de fontes renováveis no local de produção, como também está eletrificando os veículos de logística, como caminhões e empilhadeiras.