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MAN apresenta caminhão pesado com motor Scania

Depois da Navistar, a MAN também passa a utilizar o trem de força S13 da Scania, como parte do processo de padronização e redução de custos do Grupo Traton

Redação

15 de jul, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Depois da Navistar, agora é a vez da MAN, utilizar o trem de força da plataforma S13 nos seus caminhões
MAN
Crédito:MAN/Divulgação
Depois da Navistar, agora é a vez da MAN, utilizar o trem de força da plataforma S13 nos seus caminhões

A Scania passou a fornecer motores para os caminhões pesados da MAN. Assim, trata-se do primeiro caminhão da marca alemã com motor da fabricante sueca. Isso ocorre porque as duas empresas fazem parte do Grupo Traton, que inclui ainda a brasileira VWCO e a norte-americana Navistar, bem como a plataforma digital RIO.

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MAN com motores Scania

Depois da Navistar, agora é a vez da MAN, utilizar o trem de força da plataforma S13 nos seus caminhões
MAN/Divulgação
Para reduzir consumo de diesel, MAN adotou novos motores e atualizou desenho das gamas TGX e TGS

A novidade faz parte dos planos do grupo para reduzir custos com produção. Nesse sentido, a primeira marca de caminhões do grupo a receber os motores Scania, como parte da chamada plataforma S13, foi a norte-americana Navistar, com o caminhão International.

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Os motores fazem parte da família Swedish Super. De acordo com a empresa, trata-se do propulsor a diesel mais eficiente de sua história. Segundo rumores que circulam no mercado, é também a última aposta da empresa em motores movidos pelo combustível mineral. Nesse sentido, a Scania já tem modelos com motores elétricos e que podem utilizar combustível de origem vegetal, por exemplo.

Scania tem seis-cilindros de 13 litros

Segundo a marca alemã, os novos motores da Scania foram rebatizados de MAN D30 PowerLion. Ou seja, trata-se da consagrada configuração de seis cilindros em linha e 13 litros. No Grupo Traton, eles são conhecidos como “Common Base Engine” (CBE), baseados na tecnologia Scania Super, lançada em 2021.


A primeira versão na linha MAN é a D3066, que, segundo a empresa, tem eficiência de consumo de combustível superior a 50%. Dessa forma, vai substituir duas linhas de motores da MAN, a D26 e a ​​D15. ?Atualmente, a D26 equipa o Volkswagen Meteor produzido também no Brasil. A expectativa é de que os S13, que devem receber atualizações, estejam nos caminhões Volkswagen até 2028.

Segundo a MAN, há seis opções de potência, de 380 cv a 560 cv. Além disso, o torque vai de 214,2 mkgf a 285,7 mkgf. A transmissão também é fornecida pela Scania e, na linha MAN, recebe o nome de TipMatic 14. O sistema tem novos eixos, bem como retarder com potência de frenagem de 479,3 mkgf e freio-motor de alto desempenho.

Eficiência aerodinâmica

De acordo com o ​​​​CEO da MAN Truck & Bus, Alexander Vlaskamp, os novos caminhões das linhas TGX e TGS serão muito mais econômicos do que as anteriores. "Da mesma forma, haverá sensível redução nos níveis de emissões de CO₂ com esta nova propulsão”, diz.


Além disso, contribui com a eficiência das gamas TGX e TGS, as atualizações feitas no desenho, que melhoram a aerodinâmica. No mesmo sentido, o sistema de freios com discos ventilados garante maior capacidade de frenagem e de dissipação de calor.

Segundo informações da marca alemã, as novas tecnologias vão ser apresentadas na edição de 2024 do IAA Transportation. Ou seja, o Salão de Hannover, que ocorre em setembro, na Alemanha. Seja como for, as vendas devem começar em 2025.

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