A Magirus está lançando no mercado europeu o caminhão (H)LF 10 movido a gás natural comprimido (GNC). O modelo faz parte da chamada linha de propulsão inovadora (iDL) da marca que também é composta por caminhões elétricos. Todos são para uso dos bombeiros.
A Magirus é a primeira empresa a oferecer um caminhão auto bomba tanque com motor movido a gás natural. A companhia informa que o objetivo é fazer com que cada vez mais veículos com propulsão alternativa ao diesel possam ser utilizados de forma eficiente.
Publicidade
O primeiro (H)LF 10 com motor a GNC será utilizado por bombeiros na Alemanha. A empresa informa que outros mercados europeus também estão trocando suas frotas de veículos a diesel por movidos a gás natural.
Magirus auto bomba
O (H)LF 10 é montado sobre o mesmo chassi do Iveco Eurocargo Natural Power 4x2. O modelo tem tanque com capacidade para 420 litros de gás natural comprimido (GNC). O câmbio automático é produzido pela Allison.
O novo caminhão de bombeiros tem autonomia de até 300 quilômetros. O funcionamento da bomba é de até quatro horas, de acordo com informações da companhia.
O aquecimento da cabine do caminhão também é a gás. Além disso, há um novo tipo de gerador de energia, movido a hidrogênio e ventiladores alimentados por bateria.
O (H)LF 10 pode ser customizado de acordo com as necessidades do usuário. É o caso de sistemas de acionamento alternativos, para atender diversas demandas da operação.
Foco no combate a incêndio
A Magirus GmbH é sediada em Ulm, na Alemanha. A empresa começou a fabricar veículos de combate a incêndio em 1866.
Em 1910, iniciou a produção de caminhões e ônibus. Os veículos da Magirus ficaram famosos por serem capazes de operar em condições extremas.
A empresa também inventou a escada giratória para combate a incêndio. Batizada de Magirus Leiter , o sistema rapidamente se tornou um item essencial em caminhões de bombeiros do mundo todo.
Em 1975, a companhia foi comprada pela italiana Iveco. E continuou produzindo caminhões por algum tempo com o nome"Iveco Magirus.
Os caminhões da Iveco foram vendidos sob a marca Magirus na Alemanha e em alguns outros mercados da Europa e Oriente Médio até o fim dos anos 80.
Atualmente, a marca Magirus é exclusiva da divisão de equipamentos de combate a incêndios.