Notícias

Mack Trucks lança o Pioneer, seu caminhão mais aerodinâmico

Com design aerodinâmico, novo Pioneer é 11% mais eficiente em consumo de combustível comparado ao modelo pesado anterior da Mack

Thiago Vinholes

14 de abr, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mack Trucks, Pioneer, lançamento
Novo Mack Pioneer será vendido nos EUA e no Canadá
Crédito:Mack Trucks/Divulgação

A Mack Trucks revelou oficialmente o Pioneer, seu novo caminhão rodoviário desenvolvido para oferecer máxima eficiência aerodinâmica. A apresentação do novo modelo marca um passo na renovação de linha de veículos pesados da fabricante norte-americana, que celebrará neste ano seu 125° aniversário.

O Pioneer estará disponível nos Estados Unidos e Canadá em diferentes configurações, incluindo versões com cabines diurnas e opções de leito curto, médio e longo. De acordo com a montadora, o desenvolvimento do projeto começou em 2017.

Mack Trucks, Pioneer,
A Mack oferecerá o modelo em versões com cabines diurnas e opções de leito curto, médio e longo - Mack Trucks/Divulgação

“A proposta do Pioneer é redefinir o que um caminhão rodoviário pode ser. Ele foi pensado para quem passa mais de 150 horas por mês na estrada”, afirmou Stephen Roy, presidente da Mack Trucks. No entanto, a empresa ainda não forneceu detalhes sobre a motorização do novo caminhão.

Design do Pioneer é focado em eficiência

O Pioneer traz um novo padrão de design para a marca. A grade dianteira, com ponte central e malha metálica, combina estilo e desempenho. Os faróis integram um sistema de degelo por ar quente e foram posicionados de forma a reforçar a identidade visual do caminhão. O tradicional bulldog da Mack, por exemplo, foi reposicionado no capô, agora ladeado por entradas de ar que ajudam no fluxo sob o capô.


Mack Trucks, Pioneer, lançamento
De acordo com a Mack, o Pioneer é 11% mais eficiente que o modelo anterior - Mack Trucks/Divulgação

Além do visual, o modelo aposta em eficiência: as soluções aerodinâmicas incluem para-brisa inclinado, bem como para-lamas redesenhados e a adoção opcional de espelhos digitais. Conforme dados do fabricante, essa combinação pode resultar em até 11% de economia de combustível em relação ao modelo anterior, o Mack Pinnacle.

Interior baseado no feedback dos motoristas

De acordo com a Mack, o ambiente interno do Pioneer foi projetado com base em pesquisas com motoristas e concessionárias. O banco do motorista é uma das principais novidades do caminhão pesado: mais largo e alto, com encosto de cabeça maior, braços integrados à suspensão pneumática e aquecimento, resfriamento e até função de massagem.

Caminhão pesado, Pioneer, Mack
O banco do motorista possui sistema de aquecimento e até massageador - Mack Trucks/Divulgação

Entre os itens de conforto, o modelo oferece partida por botão, volante de base plana, carregadores de smartphone por indução em dois pontos da cabine, painel com botões personalizáveis e um sistema avançado de climatização. Além disso, a alavanca de marchas mDrive foi reposicionada na coluna de direção, melhorando ergonomia da cabine.


Ademais, outro destaque no Pioneer é o sistema FlexSuite, disponível nas versões com leito de 76 polegadas. Ele permite transformar a cama inferior em assento e abrir espaço para refeições ou descanso. As diferentes configurações permitem escolher desde leitos básicos até opções com área de estar.

cabine leito, FlexSuite
O sistema FlexSuite transforma a cama inferior em assento - Mack Trucks/Divulgação

Segurança e conectividade

O Mack Pioneer também estreia o Mack Protect, sistema ADAS com tecnologias de assistência de condução ativa e passiva. Airbags frontais virão de série, e os degraus de acesso da cabine têm desenho inspirado na construção civil, com superfícies antiderrapantes e drenagem para neve e gelo.

O Pioneer também é o caminhão mais conectado da Mack até hoje. Com suporte a atualizações remotas e diagnóstico à distância, ele permite controle de climatização e iluminação a distância via celular por meio do app MyMack. Há ainda estrutura dedicada para tablets, celulares e dispositivos ELD, com carregadores sem fio integrados.

A Mack Trucks, contudo, ainda não divulgou quando o Pioneer chegará aos mercados da América do Norte, tampouco o preço do caminhão.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião