Notícias

Mack Trucks celebra 125 anos de produção de caminhões

Fundada em 1900, a Mack Trucks é a fabricante de caminhões mais antiga ainda em atividade nos Estados Unidos

Thiago Vinholes

16 de jan, 2025 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Mack Trucks
A Mack Trucks nasceu como uma pequena oficina em Nova York, em 1900
Crédito:Mack Trucks/Divulgação

Fabricante de caminhões mais antigo dos Estados Unidos ainda em atividade, a Mack Trucks celebrará neste ano seu 125° aniversário. A origem da montadora remonta ao ano 1900, quando os irmãos John e Augustus Mack abriram uma oficina em Nova York para construir ônibus motorizados, uma inovação na época. Todavia, poucos anos depois, a empresa mudou o foco e passou a desenvolver caminhões e logo se tornou uma referência nessa indústria no mercado norte-americano.

O primeiro caminhão da marca, o Mack Manhattan, foi lançado em 1905. Semelhante a uma carroça, o modelo pioneiro da Mack tinha um motor a gasolina de 50 cv de potência com transmissão manual de três marchas. Esse conjunto permitia ao veículo transportar até cinco toneladas de carga, um feito notável para a época. Assim, rapidamente, o produto ganhou popularidade e a fabricante expandiu suas operações para outras regiões dos EUA.

Mack Trucks
Mack Manhattan: primeiro caminhão da marca estreou em 1905 - Mack Trucks/Divulgação

Nos anos seguintes, a Mack seria essencial no esforço bélico dos EUA na Primeira Guerra Mundia. Durante o conflito, a empresa forneceu centenas de caminhões AC Bulldog para o exército. Além disso, a fama do veículo rendeu ao fabricante o apelido “Bulldog”, associado à sua marca até hoje.

Publicidade

“Por 125 anos, a Mack Trucks tem sido mais do que apenas uma fabricante. Temos ajudado a construir a história de sucesso americana”, disse Stephen Roy, atual presidente da Mack Trucks. “Cada caminhão Mack que sai da nossa linha de montagem carrega um legado de coragem, inovação e aquela inconfundível tenacidade do bulldog que define nossa marca desde 1900.”

Décadas de evolução

A Mack Trucks continuou sua trajetória de crescimento ao longo do século XX, com a introdução de inovações que reforçaram sua posição no mercado de caminhões nos EUA. Na década de 1930, por exemplo, a empresa aprimorou seus motores e sistemas de suspensão, além de expandir a capacidade de carga de seus veículos. Um modelo famoso da marca desse tempo foi o E-Model e suas diversas variantes, que se tornaram uma opção popular para o transporte de cargas pesadas e para a construção.


Na década de 1950, a Mack diversificou sua linha de produtos, oferecendo caminhões mais potentes e adequados a diferentes necessidades do mercado. Dessa forma, a fabricante lançou a linha B-Series nesse período, e o modelo passou a ser amplamente utilizado no transporte de cargas pesadas e em tarefas de construção e mineração. Na década seguinte, a marca entrou no mercado de caminhões de longa distância com o R-Series, produzido até 2005.

Mack Trucks
O Mack B foi o caminhão mais popular nos EUA na década de 1960 - Mack Trucks/Divulgação

Durante os anos 1980, a Mack modernizou sua linha de produtos, incorporando novas tecnologias, como controles eletrônicos e motores mais eficientes. Nessa época, empresa lançou a série CH, um caminhão de alta performance, com um design aerodinâmico e sistemas eletrônicos avançados para o controle do motor e da transmissão. Em 1990, o grupo francês Renault adquiriu a fabricante americana, o que possibilitou uma maior troca de tecnologias e a expansão da marca em mercados internacionais. Atualmente, a fabricante está presente em 45 países.


Mack virou uma marca do Grupo Volvo

No entanto, em 2001, a Mack passou por uma nova negociação e se integrou ao Grupo Volvo, que até hoje comanda a companhia. Com essa mudança, os caminhões americanos incorporaram principalmente novos equipamentos de segurança e outros recursos oriundos do conglomerado sueco.

Mack Trucks
O Mack LR Electric foi o primeiro modelo elétrico da marca do Bulldog - Mack Trucks/Divulgação

Há pouco tempo, na busca pela redução de emissões poluentes, a fabricante estreou no ramo de caminhões elétricos. O primeiro modelo da montadora movido a bateria foi o LR Electric, um caminhão de lixo lançado em 2022. No ano seguinte, a marca lançou o MD Electric, um caminhão médio elétrico com autonomia de 368 quilômetros.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião