A Mack Trucks apresentou no fim de junho a nova geração do caminhão Anthem, voltando ao transporte rodoviário regional. De acordo com a marca do bulldog, o modelo reformulado traz modificações importantes em relação à versão anterior, com melhorias em manobrabilidade, eficiência de combustível, segurança e conforto para o motorista.
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Esse é o segundo lançamento da Mack em 2025. Em março, a fabricante norte-americana havia apresentado o modelo Pioneer atualizado, para trajetos de longa distância. Agora, com o Anthem, a empresa renova o portfólio para aplicações regionais e urbanas.
Cabine redesenhada e foco em operações urbanas
Uma das principais novidades do Anthem está na estrutura da cabine, mais curta que a do Pioneer. O modelo tem distância entre o para-choque e a parte traseira da cabine (BBC) de 113,5 polegadas, enquanto o Pioneer mede 125,5 polegadas nesse mesmo parâmetro. Segundo a Mack, essa diferença favorece manobras em espaços restritos e ambientes urbanos.

Além disso, o capô foi redesenhado para melhorar a visibilidade à frente. De acordo com a fabricante, o motorista consegue enxergar até 3,6 metros mais próximo do para-choque, o que reduz o risco de colisões nos cantos dianteiros.
Ainda de acordo com a empresa, o novo Anthem oferece até 10% de economia de combustível em relação à geração anterior. Isso representa, em média, uma economia de US$ 5 mil por ano, por caminhão, em uma operação típica.

Interior mais amplo e novos sistemas de segurança
O novo Anthem mantém as mesmas opções de cabine do modelo anterior — versão sem leito, leito de 44 polegadas e leito de 64 polegadas. No entanto, o espaço interno aumentou. A cabine ficou nove polegadas mais larga, com novos assentos que oferecem funções de aquecimento, ventilação e massagem. Já os compartimentos com leito oferecem altura suficiente para que os motoristas fiquem em pé.
“A partir da perspectiva interna, o novo Anthem e o Pioneer compartilham as mesmas dimensões e acabamentos”, explicou Vince Lokers, designer-chefe da Mack Trucks responsável pelo interior do novo modelo. “A única diferença é que o Anthem não terá a configuração de leito estendido disponível no Pioneer.”

O caminhão também recebeu melhorias nos sistemas de segurança. Entre os recursos estão os espelhos retrovisores digitais opcionais, um airbag frontal de série e o sistema de cortina ICA (Integrated Curtain Airbag), projetado para proteger o motorista em casos de capotamento. De acordo com a Mack, sistemas de assistência à condução integrados ao modelo reduziram em 43% a ocorrência de quase acidentes em testes controlados.
Tecnologia embarcada e início da produção
Em termos de conectividade, o Anthem agora incorpora o Mack Connect, a plataforma de telemetria mais avançada da marca. Por meio do aplicativo MyMack, o motorista pode ativar o aquecimento ou o resfriamento da cabine à distância, checar níveis de fluido e monitorar a pressão dos pneus.

Além disso, o sistema de manutenção preditiva da Mack permite atualizações remotas de software e, segundo a fabricante, contribui para reduzir em 20% as paradas não planejadas. Já a integração com o serviço GuardDog Connect transmite automaticamente os dados de manutenção para as concessionárias, o que, conforme a empresa, reduziu em 37% o tempo total de inatividade dos veículos em comparação com a geração anterior.
“O novo Anthem representa um avanço significativo para a Mack e para o segmento regional”, declarou Jonathan Randall, presidente da Mack Trucks na América do Norte. “Ele mantém o mesmo nome do antecessor porque carrega os mesmos valores e atributos, mas com melhorias mensuráveis em todos os aspectos.”

O caminhão estará disponível para encomendas a partir de agosto de 2025, e a produção em série começa em janeiro de 2026.