A Mack Trucks anunciou neste mês o lançamento do Mack Protect, um novo sistema de segurança ativa e mitigação de colisões desenvolvido internamente. O recurso estreia como item de série no recém-apresentado Pioneer. Assim, a fabricante norte-americana deixa de utilizar o Bendix Fusion, adotado anteriormente em seus modelos pesados, para empregar uma solução própria.
- VEJA MAIS:
- Com a chegada do diesel B15, caminhões mais antigos precisam de manutenção reforçada
- Van Toyota Hiace chega ao Brasil em agosto com motor da picape Hilux
- Stellantis recua do hidrogênio e ameaça projeto europeu de mobilidade limpa
De acordo com a montadora do grupo Volvo, o Mack Protect reúne tecnologias de assistência ao motorista e de prevenção de acidentes em um pacote com três níveis de proteção. Conforme anunciado pelo fabricante, os dispositivos foram criados com base nas características e necessidades específicas do segmento rodoviário pesado nos Estados Unidos.
Três níveis de proteção com recursos progressivos
O novo sistema estará disponível em três versões: Padrão, Pro e Premier. Em comum, todos os pacotes contam com alertas de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de saída de faixa, airbags frontais, bem como detecção de pedestres à frente do veículo. Esses itens compõem o nível básico do Mack Protect, oferecido como configuração padrão.
A versão Pro inclui proteção lateral, incluindo airbags de cortina, alerta de ponto cego nos dois lados do caminhão e detecção lateral de pedestres. Já o pacote Premier, o mais completo, adiciona assistência de direção ativa, com funcionalidades como manutenção automática de faixa.
Recursos inéditos na linha Mack
Além dos recursos já conhecidos no campo de segurança ativa, o Mack Protect traz incrementos para a linha da Mack, como o head-up display com alerta ao motorista, que projeta informações no campo de visão do condutor. Além disso, o conjunto inclui radares de detecção lateral nos lados do motorista e do passageiro para ampliar a cobertura de pontos cegos em manobras e mudanças de faixa. Até então, esses recursos eram inéditos em caminhão da marca americana.
Segundo a Mack, o novo sistema de segurança foi projetado para agir antes que o risco se concretize, não apenas como resposta a emergências. A empresa informou que essa proposta baseou o desenvolvimento dos dispositivos voltados à conscientização situacional do motorista em tempo real, por meio de alertas visuais e sonoros.
Com a estreia do Mack Protect, a montadora passa a controlar internamente sua arquitetura de segurança ativa, abandonando a dependência de fornecedores externos nesse aspecto.