Motoristas mulheres com carteira de habilitação E e residentes na região de Presidente Prudente, interior de São Paulo, podem se inscrever em um curso gratuito da LOTS Group que ocorrerá a partir do dia 24 de julho. Seja como for, as interessadas devem ter mais de 21 anos e alfabetizadas. A matrícula pode ser feita até dia 2 de julho. (clique aqui).
O curso qualifica, portanto, mulheres para dirigirem caminhões canavieiros. Conta, assim, com 107 horas de aulas teóricas e práticas. De acordo com a empresa, não é preciso ter experiência como motorista de caminhão. Assim, o programa está com 15 vagas disponíveis.
Criada em 2016 na Suécia, a LOTS Group otimiza operações de fluxos logísticos por meio da tecnologia e inovação. Desde 2018 na América Latina, a empresa apresenta novas soluções em logística para melhorias em análises de fluxos. Além de localizar gargalos e melhorar desvios. Assim, tem atuação nos setores de agronegócio, mineração, florestal e rodoviário. No Brasil, tem parceria com a Scania.
Publicidade
LEIA MAIS
Caminhões elétricos: Volvo inicia testes no Brasil
Aceleramos o Mercedes-Benz Actros 2045, que substitui o Axor
Mercedes-Benz 1114, produzido até 1980, volta com visual futurista
Oportunidade de trabalho
Em parceria com o Sest/Senat, o curso faz parte do programa "Elas no Volante" que tem o objetivo, portanto, de capacitar mulheres que possuem CNH E, porém, com pouca experiência na direção.
Segundo informações da empresa, o treinamento tem foco em operações canavieiras. Aliás, após a conclusão, o comum é que a LOTS faça a contratação dessas mulheres.
A LOTS já realizou o treinamento “Elas No Volante” na sua operação de São Bernardo do Campo, em São Paulo, que inicialmente tinha apenas seis mulheres. O que corresponde, portanto, a 8% do quadro de colaboradores. Atualmente, 35% da equipe na região é composta por mulheres. Aliás, a meta da empresa é chegar em 50% ainda neste ano.
Na operação florestal, no Mato Grosso do Sul, a taxa de mulheres aumentou de 5% para 10% após a primeira edição do programa. A segunda edição do projeto está em andamento com o objetivo de aumentar para 20% essa fatia em 2023.
Mais mulheres motoristas
Seja como for, a meta é a igualdade de gênero dentro do transporte. Segundo a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres.
Por outro lado, no mesmo período, só em São Paulo, ocorreu um aumento de 61% de mulheres contratadas no setor de transporte rodoviário de cargas. Porém, a maioria ainda se concentra em áreas administrativas.
Gerente de Pessoas & Cultura de Operações Afro da LOTS Group, Fernanda Contro, diz que investir na qualificação de mulheres vai ajudar a suprir a carência de mão de obra no setor de transporte. "Além disso, é uma boa oportunidade para essas profissionais", acredita.