A Librelato completou 55 anos e para celebrar a data, a empresa contará com investimentos de R$ 405 milhões entre 2024 e 2028. Assim, o objetivo é participar com 20% de mercado em cinco anos.
Conforme o CEO da companhia, José Carlos Spricigo, cerca de 32% dos investimentos serão direcionados ao desenvolvimento de novos produtos, bem como novas tecnologias. Assim como em processos industriais e equipamentos.
Vale lembrar ainda que a empresa recentemente comprou as fabricantes de autopeças Ibero Group e Sthall Master. Formando a unidade Libreparts. Todavia, está no mercado para comprar.
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Nesse sentido, não descarta aquisições de outras empresas de autopeças e até mesmo fabricantes do segmento. Anúncios relacionados ao tema devem ser divulgados a partir do segundo semestre.
Seja como for, um dos sócios fundadores da empresa, Aloir Librelato, diz que a Librelato se preparou para crescer. "A Librelato tem baixo endividamento e vem se verticalizando. E isso nos traz vantagens para crescer 50 anos em 5", diz.
Para Spricigo, ser uma fabricante também traz vantagens. Afinal a empresa produz seus eixos, suspensão, bem como todas as partes rodantes do implemento rodoviário. Dessa forma, fornecendo também autopeças para o mercado.
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Além disso, a empresa oferece vantagens de financiamento. O que na soma com outras instituições financeiras, 43% das vendas na Librelato são a crédito. As vendas à vista representam cerca de 48%. Já os 9% restantes são da Librelato Financial.
Desafios para chegar aos 20% de mercado
A Librelato se posiciona entre um dos três principais fabricantes do mercado nacional. E deve fechar este ano com 14,5 mil emplacamentos. O que vai garantir 14% de market share no País. A maior parte do volume virá do agronegócio, seguido por carga fechada (sider e baú), e tanques.
Desse montante, 650 equipamentos são destinados à exportação. Sendo os principais mercados Paraguai, Chile, Bolívia e Argentina. Com isso a empresa sairá dos 18% para 21% de participação.
Todavia, Spricigo reconhece que crescer 20% é uma projeção conservadora. Isso tem relação com a concorrência, inclusive menores. Sobretudo porque há muitos produtores especializados em algumas áreas. Dificultando a penetração da companhia em outros segmentos.
Nesse sentido, o CEO exemplificou que no setor canavieiro a Librelato tem dificuldades de penetração. Além disso, grandes grupos empresariais costumam comprar em grandes volumes muitas vezes de um único concorrente. Assim, como desafio a empresa também quer se tornar atrativa a novos clientes.
Seja como for, a empresa vem crescendo cerca de R$ 1 bi a cada ano. À exemplo disso, em 2021 faturou R$ 1 bilhão. Em 2022 foram R$ 2 bilhões. Do mesmo modo, encerrando o ano passado com R$ com R$ 3 bihões.
A projeção para este ano é fechar com R$ 3,4 bilhões. Sendo R$ 800 milhões desse montante faturados pelas empresas de autopeças.