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Komatsu testa caminhão híbrido ligado à rede aérea de energia

Iniciativa da Komatsu une direção autônoma e eletrificação em solução que pode acelerar a descarbonização da mineração

Thiago Vinholes

29 de mai, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Komatsu, caminhão de mineraçao
Sistema fornece energia adicional para caminhões em trechos de maior esforço, como aclives
Crédito:Komatsu/Divulgação

A Komatsu realizou testes em área de mineração com um caminhão híbrido autônomo conectado a uma rede aérea de energia. Segundo a empresa japonesa, é a primeira vez que isso é feito no segmento. De acordo com a marca, o caminhão une motor a diesel e elétrico. Seja como for, a companhia não revelou detalhes do local onde a avaliação foi feita.

Conforme a Komatsu, a iniciativa resulta da integração de dois sistemas. Ou seja, o FrontRunner, sua plataforma de direção autônoma lançada em 2008, e o chamado “trolley assist”. Trata-se de uma linha aérea que fornece energia elétrica para veículos em trechos íngremes.

De acordo com a Komatsu, o uso da rede elétrica reduz o consumo de diesel e prolonga a durabilidade dos motores. Ainda segunda a empresa, o teste visa avaliar o que a indústria precisa fazer para que caminhões de mineração com bateria possam operar de forma totalmente autônoma.

Tecnologia integrada para reduzir emissões e custos

O sistema trolley assist fornece energia adicional em trechos de maior esforço, como aclives, melhorando o desempenho dos caminhões e reduzindo o tempo de subida. Dessa forma, a Komatsu estima “ganhos relevantes” em produtividade e economia de combustível em comparação com modelos movidos apenas a diesel.

Atualmente, mais de 875 caminhões autônomos da Komatsu operam em minas ao redor do mundo. Esses veículos já transportaram, no total, mais de 10 bilhões de toneladas de material, de acordo com a fabricante.


Komatsu, caminhão de mineração
Modelo autônomo 980E da Komatsu pode transportar até 363 toneladas de carga - Komatsu/Divulgação

Além disso, a nova tecnologia poderá ampliar esse volume, já que a rede aérea permite que os caminhões operem com maior eficiência energética, especialmente em trajetos repetitivos e de alta demanda de potência.

Caminho aberto para caminhões elétricos com bateria

Ao conseguir transferir energia de forma estável para um caminhão em movimento e sem motorista, a Komatsu elimina a necessidade de recargas frequentes ou de pausas longas, o que pode viabilizar o uso de veículos a bateria em larga escala no setor.

Para Martin Cavassa, diretor de desenvolvimento global de sistemas autônomos da Komatsu, a realização confirma o avanço da estratégia da marca. “Esse marco demonstra nossa capacidade de combinar transporte autônomo com transferência dinâmica de energia, abrindo caminho para operar caminhões a bateria de forma autônoma”, afirmou.

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