A Komatsu, especialista em equipamentos para mineração e construção, anunciou o lançamento de caminhões autônomos para pedreiras nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, a nova solução usa a tecnologia de transporte autônomo da Pronto, empresa norte-americana desenvolvedora de sistemas de condução que exigem mínima interferência humana.
- VEJA MAIS:
- Sudeste lidera roubos de cargas em 2025, mas tem queda nas ocorrências
- Futuro das vans das Mercedes-Benz é elétrico, aponta diretora da marca
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
O sistema, chamado Komatsu Smart Quarry Autonomous, permite que os operadores modernizem caminhões existentes ou adquiram veículos novos equipados com direção autônoma. Assim, as pedreiras podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, melhorando a eficiência de combustível, segundo o fabricante. Além disso, o sistema fornece dados em tempo real sobre a operação.
Caminhão da Komatsu tem direção autônoma com IA
Conforme anunciado pela Komatsu, o caminhões autônomos de mineração utilizam inteligência artificial e sensores para navegar com segurança pelas pedreiras. Ainda segundo a empresa, o emprego desses recursos nos veículos reduz significativamente os riscos de acidentes em áreas de mineração.
“Esta colaboração com a Pronto acelera nossa visão de operações automatizadas em pedreiras”, disse Jason Anetsberger, Diretor Sênior de Soluções para Clientes da Komatsu. “É uma solução que ajuda a impulsionar a produtividade além do que era possível anteriormente e pode apoiar os esforços para aumentar a segurança, facilitando a remoção de trabalhadores de áreas de risco potencial.”
Por fim, a Komatsu indica que a tecnologia de direção autônoma permite ciclos de trabalho mais regulares, além de reduzir os custos operacionais e aumentar o controle sobre as frotas.