Notícias

Kia convoca recall do Bongo por possível defeito na roda traseira

Roda traseira do Kia Bongo ano modelo 2024 pode se soltar com o veículo em movimento

Redação

11 de set, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

O Kia Bongo à venda no Brasil é montado no Uruguai
Crédito:Kia Motors/Divulgação

A Kia Brasil anunciou neste mês uma campanha de recall para utilitário Bongo UK2500 4x4, ano modelo 2024. Conforme o fabricante, o chamado envolve veículos produzidos entre 18/08/2023 e 06/09/2023 com finais de chassis do RN038132 ao RN038369.

A montadora afirma ter detectado falhas no cubo da roda traseira. De acordo com a Kia, a porca do eixo traseiro pode apresentar má fixação. Além disso, esse defeito pode tornar os freios ABS do Bongo inoperantes devido ao possível distanciamento existente entre a roda dentada e o sensor do ABS.

Em casos extremos, a Kia afirma que a porca de fixação do eixo pode se soltar completamente. Consequentemente, isso pode causar perda de tração e/ou soltura da roda, mesmo em baixas velocidades. Além disso, esse problema aumenta o risco de acidentes com danos materiais e lesões graves, ou até fatais, aos ocupantes do veículo, segundo a marca sul-coreana


Publicidade

De acordo com o fabricante, se o veículo apresentar o defeito, a luz de advertência do sistema ABS acenderá no painel. Outro sinal do problema é o surgimento de um ruído semelhante ao de um chocalho, causado pela folga da porca a trava do cubo da roda traseira.

É necessário agendar a inspeção do Kia Bongo

A Kia informou que realizará a inspeção e a substituição do componente nos exemplares do Bongo convocadas para o recall, sem qualquer custo aos proprietários. De acordo com o fabricante, o tempo previsto de reparo é de aproximadamente uma hora.

A empresa pede aos proprietários dos veículos envolvidos na campanha agendem a inspeção do componente em uma revenda Kia. Os endereços e telefones das unidades estão disponíveis no site www.kia.com.br ou pelo número 0800 77 11011.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião