A Kenworth, fabricante norte-americana no Grupo Paccar,anunciou que vai encerrar a produção de seus caminhões Classe 8 com cabine de 1,9 metros. Dessa forma, saem de linha no mercado norte-americano o W900 (modelos W900L e W900B), o T800W (com capô largo), bem como o C500. Dessa forma, a Kenworth encerra a produção em 2026.
Seja como for, a decisão se deve à evolução dos regulamentos de emissões, bem como a restrições de componentes. À medida que a indústria avança com tecnologias e produtos mais eficientes esses veículos ficam defasados.

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Mas sabendo que muitos clientes não estão satisfeitos com a notícia, a fabricante vai anunciar até o final deste ano, a abertura de pedidos desses caminhões. Para garantir uma transição tranquila, a Kenworth ainda está fornecendo suporte e orientação para revendedores e clientes.
“Esses modelos são parte integrante da nossa história aqui na Kenworth. O que torna essa decisão difícil, mas necessária, à medida que entramos na próxima era do transporte rodoviário”, diz o gerente geral de vendas e marketing da Kenworth, Kevin Haygood.
Série W900 é o caminhão mais clássico da Kenworth
O W900 é um dos caminhões mais icônicos da história dos caminhões da América do Norte, conhecido por seu capô longo e um desenho convencional. O modelo foi lançado em 1963. Por isso está na lista dos caminhões favoritos daquele mercado.
“O W900 é realmente histórico e ajudou a moldar a cultura e a tradição dos caminhões norte-americanos como a conhecemos hoje. É um modelo frequentemente visto em feiras de caminhões e também em filmes. Embora a produção desses caminhões esteja chegando ao fim, sabemos que ainda vamos vê-los pelas estradas e em feiras de caminhões”, explica Haygood.
T800: Um cavalo de batalha vocacional

Desde sua introdução em 1986, o T800 estabeleceu um alto padrão no setor de vocacionais graças a sua durabilidade. Não por acaso o modelo atende operações em campos petrolíferos, extração de madeira entre outros trabalhos exigentes.
C500: Para os terrenos mais acidentados
Produzido pela primeira vez em 1972, o C500 tem fama de resistente e robusto. Ao contrário dos modelos mais populares da Kenworth, como o W900 ou o T800, o C500 foi especialmente desenvolvido para operar em condições mais adversas no fora de estrada.
Dessa forma, a marca vai concentrar seu desenvolvimento tecnológico nos modelos mais modernos e em linha com as atuais demandas. Ou seja, os caminhões das gamas W990 e T880. Todavia, não descarta o desenvolvimento de uma nova gama da série C.