A Jomed Transportes, de São Paulo (SP), será a primeira transportadora brasileira a utilizar biometano e a abastecer sua frota em um ponto próprio instalado dentro de suas dependências. O fornecimento ficará a cargo da Ultragaz, responsável também pela instalação da estrutura e pela distribuição do gás renovável.
- VEJA MAIS:
- GWM inicia testes com o primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil
- Venda de caminhões cai 3,85% em 2025, mas médios e semipesados vão bem
- Caminhões autônomos passam a operar à noite nos EUA
De acordo com a transportadora, no primeiro ano do novo modelo de operação contará com 19 caminhões a gás. Ainda segundo a empresa, os veículos serão empregados em rotas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo da ação, conforme anunciado pela Jomed, é reduzir as emissões de carbono da frota e aumentar a autonomia logística.
Segundo Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Jomed, o projeto marca o início da transição energética da transportadora. “Com essa iniciativa, a Jomed se tornará a primeira transportadora do Brasil a ter um ponto próprio de abastecimento com biometano dentro de suas instalações”, afirma.
Tecnologia e operação
Para atender à demanda, a Ultragaz montará um sistema de abastecimento de biometano sede da Jomed. De acordo com a companhia de gás, o equipamento possui a tecnologia Hidraulic Power Unit (HPU), que reduz em cerca de 50% o consumo de energia durante o processo de abastecimento. Além disso, o HPU aumenta o volume de combustível no veículo e encurta o o tempo de reabastecimento.
A adoção do ponto próprio de abastecimento também permite que a transportadora mantenha rastreabilidade sobre o combustível, informa a Ultragaz. A ação está alinhada à meta da Jomed de reduzir em 30% suas emissões absolutas diretas até 2030. “O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do País”, afirma Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz.