O Grupo Iveco vem investindo em novas formas de produzir veículos mais limpos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção. Nesse sentido, a empresa já faz componentes para caminhões e ônibus, bem como motores, por meio da FPT Industrial, recuperando e reciclando resíduos industriais.
Dessa forma, a partir de sucata e/ou resíduos derivados do processo de produção, como blocos e tampas de motor, a empresa fabrica volantes para motores da FPT Industrial. Do mesmo modo, produz carcaças de caixas de pedais para caminhões com sucata de alumínio.
- VEJA MAIS:
- Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 da marca sueca
- Venda de consórcio de pesados vai crescer 10% puxada pela safra de grãos
- Sindicato das transportadoras diz que frete tem de subir imediatamente; entenda
Um modelo de negócio sustentável
Os projetos de reutilização de resíduos fazem parte da estratégia global de sustentabilidade do Grupo Iveco. Nesse sentido, a empresa criou uma área batizada de "Ilha Ecológica" em sua fábrica de Córdoba, na Argentina. Dessa forma, a produção funciona sob a premissa de reaproveitar e reciclar materiais que antes seriam descartados.
Publicidade
Conforme a Iveco, graças ao projeto iniciado em 2024, é possível resgatar milhares de quilos de resíduos industriais. Como resultado, a empresa conseguiu gerar economia significativa nos custos de produção.
Nesse sentido, entre setembro e outubro de 2024 a Ilha Ecológica entregou 8.140 kg de sucata de alumínio. Esse material foi transformado em novas peças. Além disso, o projeto do volante de motor, iniciado em setembro, gerou a venda de 64.840 kg de sucata de tampas e blocos de motores da FPT Industrial. Isso contribuiu para a redução dos custos de fabricação e da geração de resíduos.
Além disso, os resíduos que não podem ser reaproveitados pela companhia são encaminhados para recicladores externos. Dessa forma, a empresa também fortalece uma cadeia de valor mais sustentável.
Resultados concretos
Esses projetos de economia circular são o resultado de um esforço que envolve diversas áreas da empresa. Incluindo os setores de qualidade, compras, produção, engenharia e finanças. E também permitem trabalhar com fornecedores externos que contribuem para otimizar o uso de materiais.
“Nosso objetivo é projetar todos os novos produtos de acordo com as diretrizes de sustentabilidade e reciclabilidade. Continuando a agregar valor aos nossos processos e economizando em peças de produção, explica o presidente do Grupo Iveco Argentina, Ricardo Cardozo.