Notícias

Iveco transforma resíduos industriais em peças para caminhões

Materiais são reaproveitados e reciclados por meio da chamada 'ilha ecológica' na fábrica da Iveco, em Córdoba, na Argentina

Redação

05 de fev, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco transforma resíduos industriais em peças para seus caminhões
Iveco transforma resíduos industriais em peças para seus caminhões
Crédito:Fotos: Iveco
Iveco transforma resíduos industriais em peças para seus caminhões

O Grupo Iveco vem investindo em novas formas de produzir veículos mais limpos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção. Nesse sentido, a empresa já faz componentes para caminhões e ônibus, bem como motores, por meio da FPT Industrial, recuperando e reciclando resíduos industriais.

Dessa forma, a partir de sucata e/ou resíduos derivados do processo de produção, como blocos e tampas de motor, a empresa fabrica volantes para motores da FPT Industrial. Do mesmo modo, produz carcaças de caixas de pedais para caminhões com sucata de alumínio.  

Um modelo de negócio sustentável

Os projetos de reutilização de resíduos fazem parte da estratégia global de sustentabilidade do Grupo Iveco. Nesse sentido, a empresa criou uma área batizada de "Ilha Ecológica" em sua fábrica de Córdoba, na Argentina. Dessa forma, a produção funciona sob a premissa de reaproveitar e reciclar materiais que antes seriam descartados.


Publicidade

Iveco transforma resíduos industriais em peças para seus caminhões
Componentes para os caminhões médios da Iveco são feitos com partes de resíduos; Fotos: FPT Industrial

Conforme a Iveco, graças ao projeto iniciado em 2024, é possível resgatar milhares de quilos de resíduos industriais. Como resultado, a empresa conseguiu gerar economia significativa nos custos de produção. 

Nesse sentido, entre setembro e outubro de 2024 a Ilha Ecológica entregou 8.140 kg de sucata de alumínio. Esse material foi transformado em novas peças. Além disso, o projeto do volante de motor, iniciado em setembro, gerou a venda de 64.840 kg de sucata de tampas e blocos de motores da FPT Industrial. Isso contribuiu para a redução dos custos de fabricação e da geração de resíduos. 


Além disso, os resíduos que não podem ser reaproveitados pela companhia são encaminhados para recicladores externos. Dessa forma, a empresa também fortalece uma cadeia de valor mais sustentável.  

Resultados concretos  

Esses projetos de economia circular são o resultado de um esforço que envolve diversas áreas da empresa. Incluindo os setores de qualidade, compras, produção, engenharia e finanças. E também permitem trabalhar com fornecedores externos que contribuem para otimizar o uso de materiais.   

“Nosso objetivo é projetar todos os novos produtos de acordo com as diretrizes de sustentabilidade e reciclabilidade. Continuando a agregar valor aos nossos processos e economizando em peças de produção, explica o presidente do Grupo Iveco Argentina, Ricardo Cardozo.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião