A Iveco concluiu, no fim de junho, um percurso de 5 mil quilômetros pela Europa com um caminhão pesado S-Way abastecido com biometano liquefeito (bioGNL). De acordo com a marca italiana, essa ação teve como objetivo demonstrar a viabilidade do uso do combustível renovável em operações de transporte de longa distância.
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O caminhão partiu de Turim, na Itália, em direção ao norte da Europa, parando em alguns pontos para reabastecimento. Em cada um dos locais, representantes de fornecedores de gás, transportadores e concessionários participaram de eventos promovidos pela Iveco. Assim, puderam discutira o papel dos combustíveis alternativos na redução de emissões no setor de transporte rodoviário de carga.
Percurso incluiu oito pontos de abastecimento e visitas técnicas
Durante o trajeto, o caminhão foi reabastecido em oito locais: Turim, Aprilia e Sterzing, na Itália; Eching, Mittenwalde e Leverkusen, na Alemanha e Lille e Eppeville, na França. Bem como em Heverlee, na Bélgica, onde foi feita a última parada antes do encerramento da ação, na capital do país, Bruxelas. Em cada local, os organizadores destacaram soluções regionais e soluções práticas com o uso do biometano liquefeito.
Em Sterzing, por exemplo, a comitiva visitou a planta da Wipptal Biogas, que produz biometano a partir de resíduos como esterco e sobras agrícolas. Além disso, em Eppeville, os participantes conheceram uma unidade da ENGIE especializada em digestão anaeróbica. Ou seja, processo que gera biogás por meio da degradação de matéria orgânica por micro-organismos que não precisam de oxigênio para viver.
Experimento teve verificação de emissões em tempo real
Ao longo da viagem do caminhão pela Europa, o uso do biometano liquefeito foi monitorado e certificado pelo sistema Bosch Digital Fuel Twin. De acordo com a Iveco, o equipamento rastreou a origem do gás renovável e calculou, em tempo real, a redução de emissões de CO₂ do caminhão associada ao uso do bioGNL.
No fim do percurso, em Bruxelas, a Iveco reuniu representantes da indústria, legisladores e outros agentes públicos para discutir a transição energética do setor de transporte. “Neutralidade tecnológica é fundamental para permitir que as melhores soluções se destaquem com base no desempenho real e no impacto ambiental”, diz Simone Curti, responsável pelas operações comerciais da Iveco na EMEA, região formada por Europa, Oriente Médio e África. Conforme o executivo, o biometano está pronto para uso em veículos pesados e oferece vantagens como autonomia elevada e rápido reabastecimento.