Chega ao mercado brasileiro ainda neste ano o Iveco Tector NG movido a gás. O modelo está em fase final de homologação. Portanto, deve chegar ao País no próximo semestre importado da Argentina. Com peso bruto total (PBT) de 16 t, o caminhão semipesado conta com seis cilindros de gás de 80 litros cada. São três cilindros de cada lado. Assim, tem autonomia de até 300 km. Todavia, em termos de capacidade de carga útil, entrega entre 9 t e 11 t, a depender do tipo de implemento.
O motor do Iveco Tector a gás é o NEF 6 da FPT, de 5.9 litros e seis cilindros em linha, que desenvolve 204 cv de potência e 76,5 mkgf de torque máximo.
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Tector NG vem da Argentina
O veículo é fabricado na planta da Iveco em Córdoba, na Argentina, desde 2019. Ou seja, mesmo após a fase de homologação e início das vendas no Brasil, a Iveco dever´continuar a importar o modelo do país vizinho. Por ora, não há intenção de nacionalizar.
Conforme o responsável pelo desenvolvimento de tração alternativa da Iveco, Fabio Nicora, o veículo roda em testes no País desde que foi apresentado na última Fenatran, em 2022. “Naquele momento a Iveco trouxe o veículo para apresentar nossas tecnologias de propulsão em outros segmentos. E claro, mostrar o que estava nos planos da Iveco para o País”.
Ainda segundo Nicora, já há demanda de compradores. Nesse sentido, empresas com forte apelo na redução de emissões. Assim como clientes que já operam com a produção do biometano, bem como os donos do pesado Iveco S-Way que querem complementar a frota a gás em outros segmentos.
Como o Tector a gás está em processo final de homologação, a Iveco acredita que no meio do segundo semestre o modelo esteja pronto para venda. Por ora, a marca não fala sobre complementar com gás outros semipesados da família Tector
Nesse sentido, vale lembrar que a Iveco apresentou o eDaily. Ou seja, gama de veículo elétrico a bateria para atuar no transporte urbano. Assim, com a chegada do Tector a gás, o veículo começa a operar no transporte interurbano, entre cidade e rodovias nas curtas distâncias. Dessa forma, o S-Way a gás para longas distâncias completa a gama alternativa ao diesel.