As cabines de caminhão disponíveis atualmente no mercado têm mais alguns anos de carreira. Entre os anos de 2027 e 2029, entra em vigor na Europa novos regulamentos. O que vai exigir habitáculos mais seguros, com melhor visibilidade para o condutor. Nesse sentido, Iveco e Ford vão se unir para atender a norma.
A nova regra para cabines inclui ampliar a área envidraçada dos caminhões. Além disso, o desenvolvimento de uma nova posição para o motorista. Assim, ajudar a melhorar a visão no trânsito ao redor.
VEJA TAMBÉM
Volvo B320 é ônibus versátil com mecânica do caminhão VM
Caminhão elétrico é o quatro mais vendido entre os médios; veja o ranking
Tupy, dona da MWM, cria projeto de motor a hidrogênio para veículos pesados
Publicidade
Contudo, desenvolver cabines completamente novas gera despesa. Exigindo muitos anos de trabalho e testes. Por isso, as fabricantes juntarão suas engenharias no desenvolvimento de uma cabine que atenda às demandas de seus caminhões pesados S-Way e F-Max.
Com acordo, Iveco e Ford querem ser mais competitivas
Nesse sentido, nesta quinta-feira (12) a marcas assinaram um memorando de entendimento. E ele prevê, além das cabines, também o desenvolvimento de componentes e tecnologias necessários.
Seja como for, a parceria visa aumentar a competitividade e melhorar as soluções em conformidade com a norma Direct Vision da União Europeia. O que inclui aperfeiçoar a aerodinâmica. Assim, ajudar a reduzir inclusive emissões de poluentes.
Essa não será a primeira parceria da Iveco e da Ford. No passado, as empresas tiveram uma estreita cooperação. Inclusive no desenvolvimento de chassis de caminhões. Isso ocorreu na em 1986, quando a Iveco assumiu a divisão britânica de caminhões da Ford. E que deu origem ao Iveco TurboStar, cuja a cabine foi "inspirada" na cabine do caminhão Ford daquele período.